Em um passado remoto, a Bolsa de Valores era vista como uma atividade muito distante pela população em geral além de parecer algo de outro mundo, a movimentação de compra e venda de ações era considerada uma prática estressante realizada por poucos.
No entanto, com o passar do tempo e o advento da tecnologia cada vez mais presente no setor, a atividade ganhou notoriedade e tem se tornado bastante popular, não só pelo fato de gerar rendimentos para seus usuários como também pela facilidade de atuar no mercado, algo que hoje pode ser feito por meio de um simples smartphone.
Atualmente com ajuda de aplicativos, até mesmo amadores podem se fazer valer da inúmera gama de informações disponíveis na rede de internet, seja ela em literatura, vídeo, podcasts entre outros.
Em 2018, foi exorbitante a quantidade de novos investidores que optaram pela atividade, segundo a B3, que antes era chama de Bolsa de Valores do Estado de São Paulo – a Bovespa, atualmente quase 800 mil pessoas em busca de maiores rendimentos decidiram pela nova prática.
Com a estabilidade da Taxa Selic, que tem se mantido na casa dos 6,5% anuais, os investimentos de renda variável passaram a ser mais interessantes do que os de renda fixa, bastante utilizado pela população brasileira, por meio da poupança; dentre os novos investidores, os jovens tem ganho papel de destaque, até mesmo por terem maior facilidade com novas tecnologias e smartphones.
Entre os apps que disponibilizam e facilitam o aprendizado e a prática de investimento na Bolsa, três deles têm se destacado dos demais.
APP – Homebroker
A grande vantagem do Homebroker é o fato da plataforma ser totalmente gratuita, o aplicativo ainda possibilita a compra e venda de ações, seja ela dos fundos imobiliários, do tesouro direto ou até mesmo da B3.
APP – YUBB
A maior dificuldade para quem inicia neste ramo, certamente é a escolha de qual investimento realizar, o APP Yubb é perfeito para quem sofre desse mal, o aplicativo auxilia na busca dos melhores investimentos além de facilitar a escolha da opção mais adequada para o investidor.
Não obstante, a plataforma ainda disponibiliza uma ferramenta em que os usuários devem avaliar a estadia no app, dando notas para taxas, custos e até mesmo o atendimento
APP - TradeMap
Também gratuito, o Trademap se destaca pela simulação de investimentos, com ações da B3, a plataforma disponibiliza em tempo real as informações e análises do mercado. A nova versão da ferramenta tem feito bastante sucesso para seus mais de 100 mil usuários, isso devido aos recursos de ofertas, notícias e fundos imobiliários. Não obstante o TradeMap possui ainda, conexão interativa com o CEI – Canal eletrônico do Investidor, outra ferramenta que possibilita que os usuários consultem todas as movimentações adquiridas.