A Apple é uma empresa gigantesca. A Empresa da Maçã anunciou hoje um faturamento total de $215,6 bilhões de dólares no período equivalente a 24 de setembro de 2015 até 24 de setembro de 2016.
Para se ter uma noção do tamanho da Apple, seu faturamento anual é equivalente a mais de meio trilhão de reais - R$ 689,92 bilhões.
Mais do que isso: é maior que o PIB de Portugual. Ou da Grécia. Ou do Chile, da Irlanda, da Finlândia, do Peru, da República Checa, da Nova Zelândia, Hungria, Iraque, Equador, Luxemburgo, Bolívia... enfim, uma enorme quantidade de países.
Porém, para os acionistas e executivos da Apple, essa notícia não é boa. Pelo contrário: é bem ruim.
Um faturamento total de $215,6 bilhões de dólares significa que, pela primeira vez em quatro anos, a Apple vendeu menos do que no ano anterior.
Na verdade, foram 8% a menos de vendas do que no ano passado, algo que pode ser traduzido em $18 bilhões de dólares.
É importante frisar uma coisa: a Apple não registrou PREJUÍZO. Prejuízo é quando a empresa opera sem ganhar, investiu e não obteve retorno. Pelo contrário: a Apple lucrou muito nesse ano - mas vendeu menos do que no ano passado e isso é uma "má notícia" para os executivos.
A última vez que a Apple tinha registrado um faturamento inferior ao do seu ano anterior foi em 2001, quando a empresa registrou $5,36 bilhões de dólares em vendas, uma queda de 33% em relação aos quase 8 bilhões de 2000.
Ou seja: há 14 anos que a empresa vem vendendo cada ano mais que no ano anterior.
Como já dito, não é preciso se preocupar: a Apple não vai "acabar". Nem de longe, na verdade.
O faturamento foi super alto, mesmo que inferior ao do ano passado, e a empresa registrou subidas em várias áreas de faturamento.
A sua área de serviços, por exemplo, teve um aumento de 24% de faturamento no último trimestre e se tornou a segunda maior área de faturamento da empresa.
Além disso, a App Store também registrou um sucesso: seu faturamento foi 10% maior ao do último trimestre, muito por causa de Pokemon Go, que teve mais de 500 milh~çoes de downloads no período e lucrou mais de 600 milhões de dólares.
As vendas de música da Apple também subiram 22% no último trimestre.
O problema todo desse ano da Apple foi o baixo número de vendas do iPhone (menos 5% em relação ao ano anterior), do iPad e do Mac.
O que significa que a empresa deverá investir mais forte nas próximas versões desses produtos. O lucro para o fim desse ano está previsto para ficar entre os $76 bilhões e $78 bilhões, o que deve dar uma boa força para o próximo ano.