É claro que dirigir um carro por uma estrada bem conservada é uma ótima sensação, mas não dá para negar que o futuro dos automóveis serão mesmo os carros autônomos.
Os veículos autotripulados serão a solução do futuro para viagens mais eficientes, o fim dos limites de velocidade nas estradas e a diminuição no número de acidentes nas cidades e rodoviais do mundo inteiro.
Como o grande lance dos carros autônomos será o seu sistema operacional, várias empresas de tecnologia estão entrando nessa brincadeira, mesmo sem experiência no setor automotivo. A Google, por exemplo, foi uma das primeiras a apresentar a ideia de carros autônomos.
Outras gigantes do mundo automobilístico, como a Ford, estão se adaptando para também contar com essa novidade no futuro.
Agora, que aparentemente está entrando na brincadeira também é a Apple.
O anúncio não foi feito da forma como esperávamos (com um iCar sendo dirigido ao vivo num anúncio pomposo e cheio de jornalistas) mas através da participação da empresa no processo que vai construir as vias legais para a automação dos carros noa EUA.
A Apple enviou uma carta para a NHTSA, a Agência Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário dos EUA, para revelar que está investindo pesado em pesquisas na área de automação de máquinas e aprendizado de inteligências aritificias e que está muito empolgada com os sistemas autônomos em muitas áreas de aplicação, incluindo o transporte.
O Diretor de Integridade de Produtos da Apple, Steve Kenner, disse que os veículos autônomos tem o poder de melhorar muito a experiência humana e de prevenir milhões de mortes anuais, além de fornecer mobilidade para aqueles que não a possuem.
A carta da Apple ainda propõem uma força conjunta entre todas as empresas que trabalham nessa área para uma troca de informações para que nenhuma cometa um erro que já foi corrigido por outra. Segundo Kinner, essa força-tarefa e essa base de dados de informações seria maior do que qualquer empresa conseguiria produzir sozinha.
A Apple só apresentou na sua carta ideias para organizar e desenvolver o setor, mas não apresentou nenhum plano ou projeto de veículo. Ou seja: ainda não fomos apresentados ao iCar, mas é seguro presumir que ele está em desenvolvimento no momento.