A Apple se meteu em uma enrascada nesse final de ano, complicando a sua entrada em 2018.
Um estudo descobriu, quase sem querer, que iPhones mais velhos tem o seu desempenho diminuído com o passar do tempo. Ou seja: se você comprar um iPhone X hoje, em alguns anos ele começará a ficar cada vez pior e pior e pior, forçando a compra de um novo aparelho.
Com a publicação do estudo, a Apple foi obrigada a admitir que sim, essa prática existe e é intencional. Com a sua admissão, a empresa ficou vulnerável para processos de consumidores, que já começaram a chegar.
O site 9 to 5 Mac, especializado em notícias da Apple, alertou que pelo menos dois processos já foram abertos contra a empresa, em menos de uma semana desde que ela admitiu diminuir propositadamente o desempenho dos celulares antigos.
O primeiro caso foi de Stefan Bodganovich, que é dono de um iPhone 7, um dos celulares que acabou de ser rebaixado com uma atualização da Apple. Ele acusa a empresa de diminuir o poder do seu produto após a compra ter sido feita, o que pode ser considerado uma fraude, e também de forçar o consumidor a comprar novos aparelhos, um tipo de coerção.
O segundo caso vem de um coletivo de cinco consumidores que entraram na justiça juntos acusando a empresa de ser enganadora, imoral e anti-ética.
O advogado do caso acusa a Apple de "obscurecer a razão pela qual os celulares antigos ficam mais lentos".
Em alguns casos, os aparelhos da Apple chegaram a diminuir mais da metade do seu processamento. Um usuário fez um print com o desempenho da CPU de um iPhone 6 no momento da compra (1.400 MHz) e três anos depois, com apenas 600 MHz.
Apple se defende dizendo que tudo que ela faz é lançar atualizações que trabalham para estabilizar as baterias usadas na busca de aumentar o tempo de vida útil delas.
O custo dessa ampliação de vida útil é que o procedimento diminui clocks do processador, o que derruba o poder de processamento do aparelho.
Além disso, a atitude também tem problemas éticos pois ninguém sabia que isso acontecia.
E aí, o que achou da novidade? Ficou decepcionado com a Apple também? Mande sua opinião através de um comentário!