Você sempre quis comprar um iPhone original mais barato do que o normal? Bem, agora você tem a chance, já que a Apple começou a vender iPhones remanufaturados nas suas lojas.
Na sua loja oficial online nos EUA, a empresa americana criou uma nova categoria de produtos chamados iPhones remanufaturados.
Em outras palavras são iPhones usados.
A empresa pega os aparelhos com defeitos que foram devolvidos para ela e os conserta. A partir do momento que eles estão trabalhando bem, ela coloca o material na loja para ser vendido de forma desbloqueada.
O preço desses iPhones desbloqueados é cerca de 15% menor do que os iPhones inteiramente novos.
Quem acompanha a Apple a algum tempo sabe que a empresa já faz coisas parecidas com seus Macs, iPads e MacBooks, revendendo unidades remanufaturadas em suas lojas.
Portanto, a grande surpresa da notícia é a empresa da Maçã colocar seu principal produto em quase uma década dentro desse sistema de produtos remanufaturados, que é a primeira vez que isso ocorre.
Por quase dez anos, a Apple só vendia iPhones novos, sem nunca abrir mão desse aspecto da sua estratégia de negócios e agora começou a abraçar os iPhones manufaturados, provavelmente em resposta ao crescimento das suas rivais.
Para se ter ideia, cerca de 88% dos smartphones no mundo todo são Android, com apenas 12% sendo iOS. Além disso, a Samsung já lidera o mercado mundial há muito tempo (mesmo com o desastre do Galaxy Note 7 continua assim) e a chinesa Huawei já está se aproximando da Apple, planejando ultrapassá-la em 2 anos.
Assim, somando isso ao fato do iPhone 7 não ter vendido o suficiente previsto pela empresa americana e seu lucro ter sido, pela primeira vez em 13 anos, menor que o do ano passado, a Apple parece ter decidido que o momento pede por medidas desesperadas e começou a trabalhar na sua produção de remanufaturados, abrindo o mercado com o iPhone.
Parece uma medida bem extrema da Apple, algo como uma “medida reserva caso as coisas ficassem mais complicadas”. Em todo o caso, ano que vem teremos o iPhone 8 com a comemoração de 10 anos do primeiro iPhone e provavelmente a empresa pegará esse ano como uma marca para renascer no mercado.