O que você faz com o lixo que possui quando está na rua? Coisas como embalagens de doces ou salgadinhos, garrafas de plástico de água ou coisas do tipo? Espera a lixeira mais próxima, deixa para descartar em casa para reciclar ou simplesmente joga no chão?
Lixo nas ruas é um problema sério para muitas cidades. Além do mau cheiro e da sujeira estética, o lixo ainda atrai animais como ratos ou insetos, que transmitem doenças que afetam a população.
Por isso, o empreendedor Jeff Kirschner criou um app chamado Litterati, que promete revolucionar a forma como lidamos com o nosso lixo.
O aplicativo, que levantou um capital inicial de cerca de $165 mil dólares (algo como R$ 524 mil na cotação atual) apenas na sua campanha no Kickstarter, gamifica o ato de jogar o lixo no lixo.
Basicamente, você precisa tirar fotos do lixo que encontra pela rua e marcar no GPS onde ele foi encontrado e descartado. Quando você o joga no lixo da maneira correta, ganha pontos e sobre d enível no game.
Segundo Jeff Kirschner, o aplicativo já ajudou a descartar mais de 1 milhão de peças de lixo dos mais variados tipos, incluindo latinhas de refrigerante, embalagens de fast-food, bitucas de cigarro, plásticos e muito mais.
Além da grana inicial no Kickstarter, o aplicativo ainda recebeu um investimento de $ 225 mil dólares (algo como R$ 730 mil) do governo norte-americano, através da National Science Foundation, que financia pesquisas e projetos para melhorar o país.
O criador do aplicativo conta que teve a ideia de criar o Litterati depois de um período de "experiência com o lixo".
Ele diz que estava passeando com sua filha no parque quando a menina percebeu uma lata jogada no meio das árvores.
Então ele começou com o hábito de tirar fotos de todos os lixos que encontrava na rua e jogá-los no lugar certo. Quando percebeu, tinha mais de 50 fotos no telefone em apenas alguns dias e pensou que outras pessoas poderiam se interessar pela ideia.
Atualmente, o aplicativo está disponível para Android e iOS e conta com 60 mil usuários em cerca de 115 países.