Anatel pretende manter proibição do corte da banda larga em 2017

Por enquanto, a pressão popular tem sido muito forte e tem direcionado a Anatel a ficar com os consumidores contra as operadoras,

Anatel pretende manter proibição do corte da banda larga em 2017
Foto: Reprodução/IG
Escrito por: Ariel de Quadros 18/12/2016 15h03 Comentários

Em 2016, os internautas brasileiros entraram em pânico com a movimentação das empresas provedoras de Internet de limitarem o acesso à Internet para o brasileiro.

A lógica deles seria a seguinte: cada usuário teria um limite de franquia e, depois de ultrapassar esse limite, teria a sua internet cortada ou pagaria mais por mais dados.

As empresas defendiam que a proposta seria positiva para as pessoas, especialmente os mais pobres, que teriam internet mais acessível e mais barata para usar menos recursos, como o Facebook e o WhatsApp. Já quem consome mais recursos, como aqueles que jogam online ou assistem Netflix, teriam de pagar mais pelo acesso.

A medida foi brutalmente rejeitada pelos consumidores, como seria de se esperar. Afinal de contas, a internet deveria ser completamente livre e de acesso a todos, como a própria ONU admitiu em diversos relatórios e diretrizes.

A ANATEL, que inicialmente ficou do lado das empresas, mudou de posição após mudar de presidente. Juarez Quadros, novo presidente da Anatel, confirmou agora que a Internet não será bloqueada pelas operadoras a partir do ano que vem, mantendo uma cautelar expedida nesse ano.

"A cautelar está em vigor e não vamos tratar dessa questão tão cedo", disse o presidente. Isso significa que, por um tempo indeterminado, o plano das operadoras não poderá ir para frente.

A ideia da Vivo, a primeira empresa a caminhar nessa direção, era de passar a cobrar extra por usuários que ultrapassam a franquia a partir de 31 de dezembro.

Outras empresas, como a NET e a GVT, também sinalizaram o interesse em partir para esse modelo de negócio. A cautelar da Anatel proíbe esse plano por enquanto, mas caso ela caia as empresas poderão começar a cobrar extra pelo consumo da Internet.

Por enquanto a Anatel parece estar do lado dos consumidores, mas não sabemos se algo poderá mudar em breve. A agência tem feito diversas audiências públicas para obter os subsídios necessários para tomar essa decisão.

Por enquanto, a pressão popular tem sido muito forte e tem direcionado a Anatel a ficar com os consumidores contra as operadoras. Mas tome cuidado: esse cenário de instabilidade é perfeito para aplicar golpes na Internet. Não baixe nenhum aplicativo que prometa “te proteger contra as franquias”, ok?

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

YouTuber tenta fazer pegadinha de La Casa de Papel e é detido pela polícia YouTuber tenta fazer pegadinha de La Casa de Papel e é detido pela polícia Youtuber é detido após tentar fazer pegadinha de La Casa de Papel em Centro de Observação e Triagem.
Carga de Samsung S9 é roubada no Rio de Janeiro Carga de Samsung S9 é roubada no Rio de Janeiro Segundo o Sindicarga uma organização de ladrões roubou uma carga equivalente a 3,4 milhões de reais em aparelhos Galaxy S9 da Samsung.
Asteroide passa ‘raspando’ a Terra Asteroide passa ‘raspando’ a Terra Asteroide de 110 metros de diâmetro passa ‘raspando’ na Terra e pega todos astrônomos de surpresa.

Jogos veja mais

Baixar Pillars of Eternity II: Deadfire para Mac Pillars of Eternity II: Deadfire para Mac Reúna sua tripulação e parte em uma jornada de exploração no Arquipélago de Deadfire, um lugar que emergiu no mapa misteriosamente.
Baixar Shooty Skies - Arcade Flyer Shooty Skies - Arcade Flyer Uma batalha aérea ao estilo clássico de fliperamas, tome seu avião e batalha contra inimigos e mostre quem é o melhor piloto de todos.
Baixar Chef Wars para iOS Chef Wars para iOS Toda Europa e Ásia será o grande palco desta competição culinária, enfrente os melhores chefs e seja o grande campeão nesse duelo saboroso.
Baixar Dino War: Survival para iOS Dino War: Survival para iOS Junte-se ao Tenente Stryker e a Resistência para lutar contra besta predadoras poderosas que fugiram do nosso controle, e agora querem nos destruir.
Baixar Rise Up para iOS Rise Up para iOS Um belo balão busca pelas alturas, seu caminho estará repleto de obstáculos e você terá que os quebrar e manda-los para bem longe.
Baixar Mini Metro para SteamOS+Linux Mini Metro para SteamOS+Linux Pense em como fazer várias linhas de metrô para que as pessoas possam viajar entre diversos lugares da cidade que está em constante evolução.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2018 - Downloads é no Baixe Fácil