Quem nunca ficou curioso com as notas que os professores iriam anunciar em breve? Saber quem passou ou não de ano, quem ficou de recuperação e quem foi o melhor da classe são algumas das preocupações que muitos alunos dividem, especialmente no fim do ano letivo.
Um desses alunos foi David Rotaro, estudante da Ygnacio Valley High School, colegial da cidade de Concord, na Califórnia.
O problema é que Rotaro acabou indo longe demais na sua curiosidade sobre as notas.
O garoto hackeou os computadores da escola onde estuda e alterou os resultados das notas de vários alunos da sua classe.
Ele enviou e-mails de phishing para seus professores. Esses e-mails são mensagens falsas que simulam algum site específico para tentar "pescar" os dados de acesso das pessoas.
É comum que hackers tentem enviar e-mails em nome de bancos, por exemplo, tentando arranjar as senhas das pessoas ou fingindo ser de redes sociais para conseguir os dados de acesso dos usuários.
No caso, Rotaro enviou um e-mail fingindo ser da própria escola e pediu para os professores "mudarem a senha".
A mensagem enviada pelo estudante redirecionava os professores para uma tela que pedia por um login e senha, mas os dados eram enviados para o garoto.
Com os dados de acesso de alguns professores, o garoto conseguiu entrar no sistema da escola e pôde alterar as notas dos alunos, incluindo as suas.
Ele aumentou as notas dos amigos e diminuiu as notas de alguns dos seus desafetos na escola.
"Foi algo muito fácil, coisa de iniciante", disse o garoto. "Eu queria pedir desculpas para as pessoas que aumentei ou diminuí as notas. Sinto muito pelo professor que eu hackeei", completou.
O garoto tem 16 anos e tinha como objetivo ingressar em uma carreira de TI de alto nível quando saísse da escola e fosse para a faculdade.
Agora, Rotaro enfrenta 14 acusações criminais e sua situação não está muito tranquila: a polícia encontrou diversas provas do seu envolvimento na sua casa, além da sua própria confissão, claro.
E aí, o que você achou da história? Preocupante a facilidade que o menino teve para hackear a própria escola? Deixe um comentário abaixo!