A Bundesrat, o órgão federal do governo alemão que atua de maneira semelhante ao Senado Brasileiro, votou no fim da última semana uma medida que pode acabar com a circulação de carros a combustão no país em breve.
A casa legislativa votou uma medida que obriga que todos os novos carros registrados na Alemanha deverão ser livres da emissão de gases estufa até 2030.
Além disso, a lei também determina que a rodagem de carros com essa tecnologia só pode continuar até 2050. A partir disso, só elétricos ou com outra tecnologia.
Incentivos e apoio aos carros elétricos contra os carros a combustão
Atualmente, a Alemanha vem investindo pesado no desenvolvimento de alternativas para carros a combustão, como os carros elétricos. O país é um dos que mais se destaca nesse investimento, apesar de ter apenas 25 mil carros elétricos e cerca de 150 mil híbridos na sua frota de 45 milhões de carros.
Para ajudar a viabilizar essa transição dos carros a combustão para os carros elétricos, o governo alemão se comprometeu a atuar em 3 vias:
Por que essa medida e qual o impacto?
Essa medida do governo da Alemanha é fruto da estratégia que a União Europeia asumiu para reduzir a emissão de gases estufa no mundo.
Como os países receberam metas de redução pesadas, a Alemanha se viu numa situação complicada: para cumprir a meta até 2050 ou o país aplicava restrições na sua indústria e na sua agropecuária, diminuindo seu desenvolvimento e enfraquecendo sua economia, ou agia no setor de mobilidade, oferecendo alternativas para a mobilidade dos seus cidadãos.
Como a Alemanha é líder mundial no desenvolvimento de automóveis e resolveu "cortar na carne" com essa medida, a maioria dos outros países da União Europeia deverá fazer o mesmo e em breve medidas semelhantes devem surgir no continente, possívelmente se espalhando pelo mundo.