Quem tem WhatsApp sabe da sofrência que é gravar um áudio no aplicativo. Você precisa segurar um botão na tela o tempo todo: se soltar apenas um segundinho, o áudio já corta e você precisa gravar um novo.
Isso faz com que seja muito mais comum áudios menos no WhatsApp, de no máximo 1 minuto, do que áudios longos, de 5, 10 minutos, por exemplo. Mas isso está prestes a mudar.
O WhatsApp começou a liberar para testadores uma funcionalidade interessante: gravar áudios sem precisar segurar na tela.
No momento, apenas os usuários do WhatsApp Beta para Android estão com essa funcionabilidade disponível para testar e poder enviar áudios para seus contatos sem segurar o botão.
A novidade está disponível em quem tem a versão Beta 2.18.102 do WhatsApp no celular. Para usar o recurso, é simples: toque no botão do microfone e aguarde a gravação começar.
Quando isso acontecer, basta arrastar o ícone do microfone para cima e aparecerá um novo ícone de cadeado do lado, mostrando que é possível "travar" o botão de gravar.
Quando terminar de falar, basta tocar novamente no cadeado e depois no ícone de microfone para enviar o áudio, seja ele do tamanho que for.
Quem não tem essa versão do WhatsApp, no momento, receberá os áudios normalmente, sem nenhum tipo de problema.
No momento, essa novidade é apenas um teste para os usuários Beta do WhatsApp. Caso dê tudo certo e nenhum grande problema seja identificado na utilização da função (como consumo exagerado de recursos dos servidores do WhatsApp), ela deve ser liberada para todos os usuários do WhatsApp nas próximas semanas (ou meses).
Quando isso acontecer, provavelmente teremos um grande festival de áudios rolando pelo WhatsApp, já que ficará muito mais fácil gravá-los e enviá-los pelo aplicativo.
Porém, a diferença não deve ser tão brutal assim: hoje em dia, já é comum utilizarem o microfone do celular e o próprio aplicativo de gravação dos dispositivos para gravar por quanto tempo for necessário e então enviar pelo WhatsApp por anexo mesmo assim.
Seja como for, essa novidade estará disponível em breve. O que você achou? Um bom negócio ou ruim? Comente abaixo!