Um dos grandes problemas da Humanidade nesse Sèculo XXI é a sua necessidade por energia limpa.
Para se ter ideia, segundo um estudo recente, a Humanidade não pode abrir mais nenhum poço de extração de petróleo se quiser manter o aquecimento global dentro do limite que pode ser fatal para a nossa vida na Terra.
Por isso, a necessidade de desenvolver uma energia limpa e renovável que não cause danos para o meio ambiente é imprescindível.
Uma garota americana de 13 anos pode ter criado uma solução interessante para esse problema, pelo menos parcialmente.
Maanasa Mendu é uma jovem cientista que desenvolveu um dispositivo que é capaz de gerar energia limpa a um custo minúsculo, de apenas R$ 16.
Em uma viagem que fez com a família para a Índia, Mendu notou como o país asiático sofre com uma instabilidade energética muito grande e pensou em soluções para combater isso.
"Todos os anos minha família, que é indiana, tem que conviver com apagões frequentes. Para mim, isso significa não ter acesso ao ar-condicionado ou a eletricidade por algum tempo. Mas para eles e um quinto da população mundial, apagões são um problema e uma realidade permanente", disse a jovem cientista. Ela mesmo explica o funcionamento do seu invento: "O dispositivo capta a energia que está disponível constantemente ao nosso redor e cria energia limpa a partir disso".
O aparelho se chama Harvest e funciona como uma folha solar, montada para obter energia de chuvas, do sol e até mesmo de ventos. Assim, o seu material piezoelétrico é capaz de gerar eletricidade a partir da força mecânica gerada por esses elementos.
O projeto ainda não é o suficiente para solucionar a crise energética do nosso planeta, mas rendeu para Mendu um prêmio de 25 mil dólares em um concurso de jovens cientistas.
Agora, a jovem vai se dedicar a aprimorar o projeto e desenvolver um protótipo que possa ser comercializado em breve.
Esse é só mais um dos projetos que visam obter uma fonte renovável de energia limpa para a Humanidade se desenvolver no futuro sem a necessidade de queima de combustíveis fósseis.