Você acha que a Internet no Brasil é lenta? Existe uma grande chance de achar que sim. Afinal, segundo levantamento da Netflix, nossa conexão é uma das piores onde o serviço de streaming está disponível e uma das piores do mundo.
Para tentar resolver isso, a Abranet - Associação Brasileira de Internet - lançou um programa nessa semana para tentar melhorar a velocidade da Internet no país em 10 vezes.
A ideia do programa é facilitar para os provedores de Internet adquirirem equipamentos e infraestrutura de maior qualidade no país.
A primeira parceria com o programa Brasil Conectado a 100 GB será com a empresa WZTECH Networks / Juniper. A ideia é que essa empresa possa oferecer vantagens técnicas e comerciais para quem for associado à Abranet.
O que acontece é o seguinte: no Brasil, a maioria das fornecedoras de Internet utiliza infraestrutura capaz de suportar 10 GB de conexão.
O normal seria pular para uma infraestrutura de 40 GB e depois para 100 GB, como em outros países.
Porém, a Abranet quer retirar essa opção intermediária e a parceria com a WZTECH permitiria que o investimento em backbones para conexões de 100 GBps ficasse mais barato do que o investimento para saltar para 40 GB.
Se as empresas que fazem o fornecimento de Internet no Brasil toparem o projeto, nossa conexão poderá subir dos 10 GB para os 100 GB. Estamos falando da “conexão média”, claro, já que em muitos lugares a velocidade de 100 GB já está disponível.
Esperamos também que esse tipo de iniciativa ajude a baixar os preços das conexões de alta velocidade no Brasil. Seria excelente ter uma Internet de 100 GB por um preço razoável, diferente do que é praticado atualmente.
Com esse tipo de iniciativa, a pesquisa tecnológica e o mercado de Internet pode dar um bom salto de qualidade importante. Se qualquer casa tiver uma conexão 100 GB, todo o mercado que envolve a Internet (como lojas virtuais, canais no Youtube e afins) ganharão um salto de audiência e farão mais negócios.
O que você acha da novidade? Gostou? Então deixe um comentário abaixo!