A empresa Strategy Analytics, especializada em analisar o mercado de smartphones pelo mundo, divulgou um novo estudo que comprova um dado muito impactante: cerca de 88% dos smartphones vendidos no mundo inteiro usam sistema operacional Android.
Para se ter uma ideia e poder visualizar melhor o tamanho desse dado, dá para dizer que 9 em cada 10 smartphones vendidos no planeta são Android.
De acordo com o estudo da empresa, esse resultado foi atingido no terceiro trimestre de 2016, graças principalmente a um forte aumento de desempenho do Android nesse período e uma queda brusca dos dispositivos da Apple.
No período, foram vendidos mais de 375 milhões de smartphones no mundo todo (6% a mais do que no mesmo período de 2015). O Android subiu sua parcela de telefones em 10,3% nesse período, enquanto a Apple caiu 5,2%.
Resumindo: o Android ficou com 88% de todos os smartphones vendidos no período e o iOS ficou com apenas 12%.
A razão para esse desempenho pífio dos iPhones e dispositivos está no mercado chinês, que parou de consumir os aparelhos da Apple, e também no mercado africano.
Além disso, o sistema operacional Android é utilizado em smartphones de várias empresas diferentes, o que aumenta a sua penetração no mercado - mas dilui um pouco o lucro obtido pela Google.
Linda Sui, responsável pela Strategy Analytics, revelou que os telefones BlackBerry e Windows tiveram números tão ruins nesse período que nem apareceram nas contas.
Ou seja: enquanto o Android ficou com um valor arredondado de 88% e a Apple com um valor arredondado de 12%, BlackBerry e Windows ficaram com frações de porcentagens que sumiram na hora de arredondar os valores das outras duas empresas.
Ou seja: se a Microsoft ainda tem o sistema operacional mais utilizado em PCs e computadores de mesa, o mesmo não pode ser dito dos smartphones. A empresa americana tem, por outro lado, se destacado muito na luta contra a Apple em aparelhos one-in-one, como o seu recente computador dedicado a designers, arquitetos e outros profissionais que lidam com imagens de alta qualidade em suas atividades. Isso sem falar no Xbox, claro.