A OpenSignal é uma empresa especializada em medir dados sobre internet móvel no mundo todo e frequentemente divulga relatórios sobre as condições de acesso pelo planeta.
A empresa acabou de divulgar a sua mais recente edição do The State of LTE, um relatório onde ela analisa as condições das conexões 4G no planeta.
Foram mais de 58 bilhões de medições realizadas pela empresa em 4,8 milhões de dispositivos pelo mundo durante o períodos de 1 de outubro e 29 de dezembro de 2017.
E o relatório não traz boas notícias para os Brasileiros.
Segundo a publicação, a Coréia do Sul é o país com a maior disponibilidade de conexão 4G do planeta, seguido de perto pelo Japão, Noruega, Hong Kong e os Estados Unidos fechando o Top 5.
Já o Brasil está lá embaixo da lista, quase na última posição, atrás de países como Paquistão, Filipinas, Mianmar e Tunísia, tendo apenas 61,26% de disponibilidade 4G.
A medição de disponibilidade foi feita com base no tempo que os usuários tem acesso a uma rede 4G em particular e não com a cobertura geográfica da conexão.
Já em termos de velocidade da conexão 4G o Brasil aparece um pouco melhor, mas ainda em uma posição muito ruim no ranking.
A lista das conexões 4G mais rápidas do mundo começa na Ásia, mais especificamente em Singapura.
Na segunda posição vem a Holanda, depois a Noruega, Coreia do Sul e por fim a Hungria.
Ou seja: no geral, Noruega e Coreia do Sul são os dois melhores países em termos de conexões 4G, pois estão no Top 5 em termos de disponibilidade e velocidade da conexão.
Já o Brasil apareceu na parte debaixo do ranking, atrás de países como a Turquia, República Dominicana e Albânia. Nossa velocidade média de conexão 4G é de 19,67 Mbps.
Para se ter uma noção de comparação, a conexão em Singapura, líder do ranking, é de 44,31 Mbps.
Mesmo comparando com países em nível de desenvolvimento similar, como a Turquia (22,78 Mbps), Estonia (25,21 Mbps) ou o Equador (23,29 Mbps) por exemplo, nós saimos na pior.
Se você quiser acessar o ranking da OpenSignal sobre a qualidade das conexões 4G pelo mundo, clique aqui.
E aí, o que você achou da novidade? Acha que a conexão 4G no Brasil realmente é das piores do mundo? Deixe seu comentário!