Um novo golpe está sendo compartilhado pelo WhatsApp no Brasil e você precisa ficar esperto para não cair nele.
Segundo a empresa de segurança PSafe, um novo golpe mencionando o nome da rede de lanchonetes McDonald's está afetando milhares de brasileiros - segundo a empresa, mais de 100 mil brasileiros já foram vítima do esquema.
O golpe do cupom do McDonalds funciona assim:
Um amigo infectado que já caiu no golpe envia um suposto cupom do McDonalds, oferecendo algum tipo de desconto ou promoção na empresa.
Quando clica no link enviado, você é direcionado para uma página de cadastro que não está relacionada ao McDonalds de nenhuma forma.
Lá, vários dados são requisitados. Esses dados permitem que os criminosos possam realizar algumas cobranças sem a sua autorização!
Além disso, a vítima é induzida a baixar malwares no seu celular e ainda precisa compartilhar o mesmo link para amigos para poder "ter acesso" ao cupom promocional.
Com isso, os criminosos podem ganhar muito dinheiro em cima das pessoas, além de ter a capacidade de controlar seus dados e outras informações sensíveis dos seus smartphones.
Não custa lembrar que foram mais de 100 mil vítimas apenas nas primeiras 24 horas de propagação desse golpe. Cem mil brasileiros que cujos dados estão comprometidos e cuja informação bancária não está segura, o que inclusive pode fazer com que muito dinheiro seja movimentado por aí.
Vale lembrar que esse tipo de promoção nunca chega por WhatsApp. Quando os criminosos utilizam marcas e nomes de empresas famosas, fica inclusive mais fácil evitar cair nesses golpes. Basta entrar nas páginas oficiais dessas empresas nas redes sociais para ver informações sobre promoções.
Se não tiver nenhuma informação nos canais oficiais, então se trata de um golpe.
O mais indicado é nunca clicar em links passados pelo WhatsApp, mesmo que seja de um conhecido muito confiável. Além disso, evite também participar de promoções em sites não-oficiais de outras empresas.
Por fim, não custa lembrar: não coloque dados sensíveis (como número do cartão de crédito, por exemplo) em nenhum site não-confiável e nem baixe nenhum aplicativo desse tipo de site.
E aí, qual a sua opinião sobre isso tudo? Conte pra gente!