Você gostaria de mudar cor do WhatsApp? Se sim, então tome muito cuidado: mais de um milhão de pessoas já caíram no golpe que promete exatamente isso: mudar a cor do design do aplicativo de mensagens isntantâneas.
Segundo a empresa PSafe, focada na seguranã digital das pessoas, especialmente em redes sociais e aplicativos como o WhatsApp, mais de um milhão de vítimas já caiu num link divulgado pelo WhatsApp que promete mudar a cor do aplicativo.
O golpe funciona assim:
O usuário recebe um link (de um número desconhecido ou de um amigo já contaminado) com uma mensagem que promete a possibilidade de ativar um novo recurso no WhatsApp, que permitiria que você pudesse personalizar o aplicativo usando sua cor favorita.
Porém, o golpe acontece quando o link pede que o usuário "verifique sua identidade" ao compartilhar o link com cerca de 10 amigos e cinco grupos no WhatsApp. Ao fazer isso, o usuário é redirecionado a uma página que vai permitir que ele instale uma série de outros aplicativos - cada aplicativo instalado custa dinheiro e o hacker que criou esse esquema lucra com isso.
O primeiro passo para se proteger desse golpe é não abrir nenhum link que prometa funções milagrosas como essa, de mudar a cor do WhatsApp. Não importa se quem mandou foi um desconhecido, conhecido ou mesmo sua mãe ou pai: não abra esse tipo de link.
Tenha sempre em mente que qualquer mudança no WhatsApp será anunciada com antecedência pela empresa. Portanto, se você ver algum link que promete “mudar a cor” ou qualquer outra coisa do WhatsApp, entre em sites confiáveis (como o nosso) para ver se há alguma notícia sobre isso.
Lembre-se de que todas as novas funções do WhatsApp são gratuitas e automáticas, sem necessidade de nenhuma ação para verificar nada. Elas podem demorar para chegar, mas o seu WhatsApp vai atualizar sozinho e você terá acesso ao recurso novo, não vai precisar enviar nenhum link para ninguém.
Nenhuma empresa de tecnologia pede que o usuário “verifique sua identidade” ao enviar links para amigos ou grupos. Se alguém pediu algo parecido, é golpe.