WinUSB Maker é um programa muito interessante que permite com que as pessoas criem uma nova alternativa para instalar o Windows em outros computadores, que é o sistema operacional mais utilizado e conhecido do planeta. Ao invés de contar apenas com as mídias convencionais para instalação do SO, os usuários poderão transformar um pendrive em um disco bootável.
Na grande maioria dos casos o procedimento de instalação de Windows começa a partir da utilização de um determinado CD ou DVD, mas nos dias de hoje existem diversos computadores que não utilizam mais este tipo de mídia, oferecendo apenas as tradicionais conexões USB para conectar outros periféricos.
Neste caso, o Windows poderá ser instalado a partir de um pendrive, que pode ser facilmente conectado em um USB. O papel do programa é justamente transferir todos os arquivos necessários para a instalação do Windows para dentro desta mídia móvel. Além disso, o programa também cria a estrutura para a instalação do sistema operacional.
O programa oferece basicamente duas opções para os usuários interessados em criar um disco bootável. Na primeira delas ele cria uma imagem ISO do sistema operacional dentro do pendrive, o que faz com que o computador reconheça ele praticamente como um CD ou como um DVD de instalação. A segunda opção transfere um diretório de configuração como fonte para a criação de um pendrive.
Este tipo de procedimento é considerado extremamente recomendável, pois muitos usuários acabam não guardando a mídia de instalação do sistema operacional, e caso aconteça algum problema com a máquina eles acabam tendo bastante dificuldade para conseguir reinstalar o Windows.
O processo de criação de um USB bootável utilizando este programa é muito simples, sendo que basta que os usuários tenham conhecimentos mínimos de informática para conseguir transferir os arquivos necessários para a instalação do Windows para dentro de um pendrive. O programa está em inglês, mas ele conta com uma interface intuitiva, simples de ser entendida.
Basta escolher o formato do disco bootável que será criado, escolhendo uma das duas opções que estão sendo apresentadas na parte de cima da tela. Depois os usuários deverão escolher qual o dispositivo USB vai receber os arquivos, caso tenha mais de um pendrive conectado ao computador. O resto do trabalho o programa faz automaticamente.
Mas é importante deixar claro que este é um processo demorado, e é recomendado que os usuários não estejam fazendo qualquer outro tipo de tarefa importante durante a criação do disco bootável, pois o sistema poderá ficar instável ou até mesmo bloquear determinadas funções.
Para os usuários que preferem utilizar um HD externo para criar a sua mídia de recuperação, não existe qualquer tipo de problema, pois este programa também consegue trabalhar outros dispositivos de armazenamento que estejam conectados ao computador através de uma entrada USB.
É importante lembrar que o programa formata tanto o pendrive quanto o HD externos antes de criar o boot, por isso é importante que não exista nenhum arquivo importante no dispositivo.