Water World Survival passa num futuro, onde as placas tectônicas se deformam drasticamente, que levou todos os continentes a afundar. Esses deslocamentos criam tsunamis maciços, engolindo tudo em um instante, fazendo com que 99% da humanidade pereça, deixando um punhado de sobreviventes para enfrentar um mundo novo e implacável. Agora, nosso planeta está completamente afogado, sem terra seca à vista.
A civilização restante teve que regressar à produção artesanal, onde os poucos se uniram pelo desejo primitivo de sobreviver. Nossa jornada pelo novo mundo se dá numa vasta jangada com madeira flutuante, criando Raftown - um bastião flutuante em um mundo selvagem e alagado. Sendo o capitão do Raftown, seu objetivo é levar todos a se adaptarem ao novo mundo hostil e sobreviverem contra a ameaça de sede e fome - mas, elas não são as únicas ameaças!
Estratégia para viver, usando das habilidades de cada um dos sobreviventes, podemos aumentar as chances de permanecer vivos. Atribua funções específicas aos seus resgatados, como cozinheiros, arquitetos, cientistas e outras. Fique atento à saúde e satisfação deles ou iremos perder um por um e falharemos nessa batalha. Lembre-se de coletar recursos do velho mundo, há partes flutuando no oceano, pegue todo tipo de recursos que ajudarão a expandir sua Raftown.
Após seus exploradores adaptarem as técnicas de mergulho, vamos começar a caçada nos prédios submersos da cidade, coletando diversos itens-chave que o ajudarão a ficar ainda mais forte. Além da cruel natureza sugando cada energia de seus sobreviventes, teremos de lidar com outros grupos de sobreviventes e suas próprias Raftowns. Há duas opções, se unir a eles para sobreviver neste cenário aquático ou competir por mais recursos, você é o capitão, tome sua decisão!