Uma das coisas mais bacanas que podem ser feitas em um computador é assistir ou escutar os mais variados tipos de mídias em uma mesma máquina. Durante muitos anos, as pessoas tinham que ter um aparelho para cada tipo de atividade, mas hoje o PC, notebook e seus similares acabaram se transformando em uma verdadeira central de entretenimento. Mas, para que isso seja possível, é preciso ter alguns programas instalados, como o VLC Media Player.
Como o próprio nome já entrega, o VLC Media Player nada mais é do que um programa completo que permite com que as pessoas escutem duas músicas preferidas, assistir vídeos, e muito mais. Tudo isso de uma maneira simples e fácil, podendo ser utilizado tanto pelas pessoas que não possuem muita experiência com computadores quanto pelos usuários mais avançados.
Um dos principais diferenciais deste programa quando comprado aos seus concorrentes é o fato dele ser completamente gratuito, e sempre será, já que foi desenvolvido com o seu código aberto. Isso significa que qualquer programador ou desenvolvedor pode vir a ter acesso ao código que permite replicar ou ainda criar uma série de melhorias para o programa.
Outro diferencial desta ferramenta é o fato dela ser completa. Quando as pessoas instalam o VLC em seu computador, na grande maioria dos casos elas não precisam instalar nenhum tipo de programa adicional. O VLC conta até mesmo com os codecs, que permitem com que o computador reconheça uma série de formatos diferentes.
Alguns dos formatos suportados pelo programa para a parte de vídeos incluem AVI, MPEG-1/2, DIVX (1/2/3), MPEG-4, DivX 5, XviD, 3ivX D4, H.264, Sorenson 1/3 (Quicktime), DV, Cinepak, Theora (alpha 3), H.263 / H.263i, MJPEG (A/B), WMV 1/2, WMV 3 / WMV-9 / VC-1 4/5, Indeo Video v3 (IV32), MKV e WebM, entre outros.
Já em termos de formatos de arquivos de áudio, o programa é compatível com MP3, AAC, Vorbis, AC3, MLP, DTS, WMA, FLAC, ALAC, OGG, ATRAC, APE, MIDI, AMR, TTA, Speex, MPC, Real Audio, AMR, entre vários outros. O aplicativo ainda tem portabilidade para Android, iOS e Windows com 64-bits.
O programa é muito simples de usar. Ao instala a ferramenta, é possível definir ela para reproduzir, de forma padronizada, todos os formatos suportados. Mas caso os usuários queiram inicializar os arquivos a partir do programa, basta clicar em Mídia, no menu superior, e depois selecionar o arquivo desejado.