A astronomia pode ser considerada como uma das ciências mais queridas dentre todas, já que desperta uma enorme curiosidade. Muitas pessoas ainda possuem uma certa dificuldade de entende que vivemos em um planeta, composto por uma infinidade de corpos celestiais. Ao olhar para os céus, não são poucas as pessoas que queriam olhar mais de perto as estrelas.
O ano de 2009 foi marcado como sendo o Ano Internacional da Astronomia, e com isso diversas iniciativas interessantes nessa área acabaram surgindo em diversos lugares do planeta. Foi neste ano que o programa Stellarium ganhou uma nova versão, com uma série de novas funcionalidades, que permite com que as pessoas tenham uma noção mais completa e abrangente com relação ao universo que nos rodeia.
O aplicativo foi criado com o objetivo de ser completamente gratuito, e permite com que as pessoas tenham uma simulação completa da abóboda celeste em tempo real. A partir destes recursos, os usuários podem visualizar as estrelas, as formações que são definidas como constelações, os planetas, os aglomerados, as nebulosas, e uma série de outros elementos que podem ser encontrados.
Um dos principais diferenciais deste programa com relação a uma série de outras simulações que permitem com que as pessoas tenham um retrato do universo no seu desktop é o fato de que ela realmente é rica em detalhes. Além disso, os usuários não precisam se contentar apenas com um quadro parado, uma vez que é possível regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários, o que torna todo o processo realmente bastante eficiente.
O programa oferece uma grande quantidade de recursos, que podem ser acessados a partir de uma interface simples e interessante. A nova versão teve o seu menu inicial completamente reformulado, o que acabou tornando a experiência ainda mais agradável para os usuários que querem dar um verdadeiro mergulho no universo.
Para que os usuários consigam ter uma visão do universo mais próxima da realidade, a ideia é basicamente escolher um local de observação. Sendo assim, a simulação leva em consideração o ponto escolhido, apresentando como seria o universo sendo visto daquele ponto específico. E o usuário acaba tendo uma maior liberdade para escolher onde deseja ficar.
A lista de pontos de observação é bastante extensa, e permite com que as pessoas escolham entre diversas cidades e regiões. Desta forma, as possibilidades acabam se tornando imensas para observar os céus e o universo de todos os ângulos possíveis.
Mas não são apenas as estrelas que os usuários poderão visualizar. Este programa permite que as pessoas tenham acesso a fotos de uma série de pontos diferentes, tanto da Terra quanto do universo. Sendo assim, as pessoas poderão ter acesso a uma série de imagens vistas de um ponto de vista de Marte, ou ainda da lua. Mas o programa também oferece a possibilidade de imagens de pontos do oceano, por exemplo.
Suporte Gráficos 3D: | OpenGL 3.0 |
Espaço HD: | 250 Mb |
Memória RAM: | 512 Mb |