Os jogos dos subgêneros Roguelike costumam oferecer enormes desafios para os jogadores. Afinal, como características principais, esses jogos apresentam fases que são geradas deformas aleatórias (fazendo o mapa ser modificado a cada novo jogo) e a morte permanente, ou seja, morreu, perdeu! No entanto, Risk of Rain consegue ser ainda mais complicado, já que o game tem a “ordem” de ficar mais difícil com o passar do tempo. Assim, o jogador que deseja sobreviver neste game deverá “suar a camisa”.
Os gráficos em Risk of Rain são completamente baseados em pixel art e ladrilhos. Por esse motivo, as construções em 2D (que remetem aos jogos de plataforma) são bastante simples e realmente não oferecem alto nível de realismo. No entanto, essa é mais uma das características dos jogos Roguelike. De qualquer forma, a experiência visual é bastante interessante e adequada à proposta dessa aventura.
No que tange ao gameplay, Risk of Rain é um verdadeiro desafio. Com suas fases geradas aleatoriamente, cada novo jogo é uma surpresa. E claro, como a morte é permanente, toda vez que o jogador é forçado a recomeçar, as fases já estão completamente mudadas, o que, certamente, não facilita muito as coisas. Além disso, como o game vai aumentando de dificuldade com o tempo, a cada minuto que passa, a tarefa de sobreviver vai ficando mais desafiadora.
Portanto, Risk of Rain é um jogo que cumpre o seu papel como
um verdadeiro exemplo do subgênero Roguelike. Sendo assim, vale a pena se
preparar, e muito, para poder superar os muitos desafios que essa aventura
peculiar esconde.