A limpeza periódica do computador, em relação aos arquivos digitais que acabam se acumulando na máquina e fazem com que o sistema se torne mais lento, é necessária. Mas este tipo de procedimento pode acabar gerando alguns problemas, especialmente para aqueles que não possuem muitos conhecimentos de informática.
A exclusão de determinados arquivos por acidente é um problema bastante comum na vida de quem lida no dia a dia com computadores. Este tipo de arquivo pode ser desde um documento importante de trabalho até um arquivo importante para o funcionamento do sistema como um todo. Neste último caso as pessoas poderão enfrentar sérios problemas com a sua máquina.
Uma dica para quem deseja recuperar arquivos que forma excluídos ou perdidos de um determinado computador é utilizar o Recuva. Ele é um programa criado justamente para ajudar as pessoas a conseguirem recuperar determinados arquivos depois que eles acabam sendo eliminados da lixeira do Windows.
Isso é possível basicamente em virtude do fato de que nem tudo que é excluído realmente é eliminado do HD do computador. Quando ele é liberado da lixeira, o arquivo ainda permanece no HD, mas ele fica disponível para ser apagado assim que um outro arquivo precise daquele espaço. Portanto, ainda pode ser recuperado, mas não de forma manual.
O Recuva consegue ir fundo no HD para tentar buscar aqueles arquivos que já não estão mais disponíveis na interface do Windows, mas que ainda poderão ser recuperados de alguma forma pelos usuários.
Apesar do programa permitir com que as pessoas consigam recuperar determinados arquivos apagados que ainda estão gravados no HD, é sempre importante salientar que determinados arquivos podem ser perdidos para sempre. Quanto mais tempo os usuários demorarem para usar o programa depois que um arquivo foi apagado, menor ser a chance de recuperação do mesmo.
O Recuva exibe uma lista de entradas encontradas no computador, sendo que cada uma delas representa um arquivo que poderá ser encontrado no HD. Existe ainda uma legenda que mostra o status do arquivo quanto sua recuperação, sendo que os verdes acabam tendo uma maior chance de recuperação, e os vermelhos uma menor chance.
Existem alguns procedimentos que podem ser seguidos pelas pessoas que desejam aumentar as suas chances de recuperar um determinado arquivo do seu HD. Uma delas é tentar procurar fazer a recuperação do arquivo em outro disco, como um CD, partição ou mesmo disco rígido externo, pois pode ocorrer de, no momento da recuperação de um arquivo, este sobrescrever outro que está prestes a ser recuperado, o que coloca toda a operação em risco.
O programa também apresenta algumas informações importantes sobre o arquivo que foi selecionado e que está prestes a ser recuperado. Neste caso, é realmente importante gastar um tempo para ler estas informações, pois nem sempre o arquivo que está sendo selecionado é realmente aquele que os usuários desejam recuperar.