O software Nero acabou se tornando uma referência quando o assunto é gravação dos mais variados tipos de mídia. Surgiu como um dos primeiros programas que permitiam com que as pessoas gravassem CDs, quando os primeiros gravadores domésticos começaram a ser vendidos. Logo depois este periférico passou a ser incluído como obrigatório nas máquinas.
Depois vieram os DVDs, mas também começaram a surgir outros tipos de mídias de armamento mais práticas para o dia a dia, como é o caso do pendrive. Mesmo assim, a gravação de mídias variadas continua sendo útil para os mais variados tipos de usuários, especialmente para as pessoas que trabalham com vídeos e fotos ou com documentos digitais que precisam ser entregues.
As versões mais recentes do Nero acabaram transformando o Nero em um grande centro de utilidades, que permite com que as pessoas tenham acesso aos mais variados tipos de programas e recursos, mas o foco ainda segue na gravação de dados variados em mídias diversas.
Para usar o Nero é muito simples, sendo que a grande maioria dos usuários não devem ter qualquer tipo de problema para usar o programa nas suas gravações. Praticamente todas as versões modernas do software contam com tradução para o português, não apenas para os menus e para as ferramentas, mas também para os tutoriais.
Para começar a usar, será preciso definir o tipo de mídia que o usuário deseja gravar, podendo ser CD, DVD, Blu-ray, dentre outras. Depois disso, o programa ainda oferece uma série de outras opções de gravação que podem ser definidas pelos usuários. Por exemplo, eles podem escolher gravar um DVD para que ele possa ser reproduzido em aparelhos DVD Player, por exemplo.
O programa também pode gravar CDs de música, que possam ser reconhecidos pelos aparelhos convencionais. Existe também a opção de dados, que permite com que as pessoas gravem apenas arquivos que poderão ser lidos por outros computadores. A partir desta escolha, o restante do processo é praticamente automático. Os usuários terão apenas que escolher os arquivos que serão gravados, bem como definir o formato e seguir as orientações que aparecem no programa.
O Nero ainda conta oferece algumas opções de personalização, que permite ao usuário ter um maior controle no formato da gravação. Uma das opções é a velocidade da gravação, que poderá ser alterada para um maior controle da qualidade dos dados que serão incluídos nessa mídia.