Mountain é um daqueles games controversos que muitos amam e outros tantos odeiam. Afinal, temos aqui uma proposta completamente diferente de tudo que já foi visto e um gameplay que incita uma reflexão transcendental que funciona como se fosse uma meditação guiada.
De qualquer modo, para resumir o game Mountain, podemos dizer que se trata especificamente de um game de observação. Isto é, o jogador é colocado diante de uma montanha que, com o passar do tempo, vai sofrendo alterações na vegetação, com a troca das estações e condições climáticas.
Com belos gráficos, a montanha fica flutuando no espaço como se fosse um planeta solitário e todo esse clima espiritual é capaz de levar o jogador a diversas reflexões existencialistas. Obviamente, aqueles que odeiam o game fazem duras críticas à falta de controles ou de grandes interações.
Enfim, assim como foi dito, o game é completamente diferente de tudo que existe. Mesmo assim, muitos membros da crítica especializada e os reviews dos fãs, de modo geral, atribuem uma boa pontuação do jogo. Talvez o clima espiritual e a paz que o game proporciona sejam um atrativo muito maior do a falta de interação.
Portanto, Mountain é um game para quem procura por algum tipo de procedimento meditativo. Obviamente, por suas peculiaridades, o game não agradará aos gamers mais ativos, que procuram por forma de interagir, realizar comandos, etc. De qualquer modo, temos aqui uma experiência, no mínimo, interessante, e que é capaz de mexer com algumas emoções distintas. Vale a pena conferir.