Finalmente foi lançado pela Microsoft o Office 2016 para o público, e muitas novidades interessantes estão embarcadas ao pacote. O que poderá ficar mais evidente é uma pequena remodelação visual que oferece cores que são mais sólidas e efeitos de transição um tanto consistentes. Em contrapartida, se utilizando de um novo pacote de aplicativos no dia a dia é possível se perceber muitas melhorias internas que foram adicionadas ao sistema.
Este conjunto de ofertas porém, vale a pena investir dinheiro? Além deste polimento em sua estética e funcionalidades, a Microsoft acabou adicionando algumas ferramentas novas que poderiam ser bem interessantes para os usuários mais frequentes de sistemas como o Word, Excel e PowerPoint. Veja algumas impressões da utilização do sistema em seguida.
Sua linguagem visual não mudou praticamente nada em relação a sua versão anterior. Apesar de tudo isto, vários ícones foram redesenhados, para que combinassem melhor com o estilo do Windows 10 que é um pouco diferente, e também algumas opções de personalização foram adicionadas ao sistema.
Os esquemas de cores ainda são os mesmos para cada um dos programas, mas agora tudo poderá ser encontrado com uma aparência mais sólida e diferenciada, e os efeitos que para muitos eram considerados bregas e que ainda estavam presentes no ano de 2013 acabaram sendo deixados de lado.
O minimalismo e a bola da vez do Office 2016, e ainda pode-se perceber que diversos pequenos detalhes ficaram um pouco mais coloridos, e tudo tem um ar moderno e agradável aos seus olhos. Mesmo assim se você mexer um pouco mais a fundo, em configurações de janelas de controle e impressão deverá perceber que nem tudo mudou.
A grande melhoria talvez seja a possibilidade de escolher entre uma interface para toque, e uma outra para o mouse e teclado. Uma é mais compacta e acaba mostrando mais opções na tela, enquanto que outra é a mais econômica e espaçada para ser manejada com menos precisão possível.
Cada um dos aplicativos da suíte acabou recebendo um pequeno pacote de novidades, mas algumas delas acabaram sendo disseminadas em praticamente todos os programas.
Possivelmente esta é a primeira nova função que você irá perceber, já que fica no topo da janela de seções de ferramentas de editores. Ali é possível procurar por palavras chaves, e ainda encontrar funções do programa que tenham algum tipo de relação umas com as outras.
Em testes realizados é possível perceber que quem escreve em documentos demoram um pouco a aparecer as informações na tela, o que pode gerar algumas confusões com algumas situações, mas mesmo assim isto não deve ser um problema que acontece no dia a dia.
Alguns truques do Windows 10 também podem ser encontrados no Office 2016, como por exemplo o Windows Hello e a Cortana. O primeiro é um acumulado de identificadores biométricos, que poderão ou não estar presentes no seu comutador. Já a segunda, é uma assistente digital da Microsoft que ainda não está disponível para acesso no Brasil.
Processador: | x86 ou x64 bits de 1 Gigahertz (GHz) ou mais veloz com SSE2 |
Sistema Operacional: | Windows 7 ou posterior, Windows Server 2008 R2 ou Windows Server 2012 |
RAM: | 1 GB de RAM (32 bits); 2 GB de RAM (64 bits) |
Disco: | 3 GB de espaço disponível em disco |
Resolução: | Resolução 1280 x 800 |