O GIMP (que na verdade é uma sigla para o nome completo do programa: GNU Image Manipulation Program) é um programa muito interessante para as pessoas que estão procurando por um poderoso editor de imagens, mas não estão interessadas em pagar a verdadeira fortuna que alguns softwares considerados referência no mercado cobram.
Este é um programa completamente gratuito pelo fato de ser desenvolvido com a tecnologia Open Source, ou seja, com o seu código aberto. Qualquer desenvolvedor poderá ter acesso ao código completo do programa, o que permite com que a comunidade desenvolva melhorias e também criem novos recursos e funcionalidades para o mesmo.
O GIMP acabou caindo nas graças não apenas dos usuários comuns, mas também dos mais variados profissionais que trabalham com edição de imagens, especialmente como uma das principais alternativas para oi Photoshop. Além dos mais variados recursos que o programa oferece e que permitem com que eles criem imagens realmente muito interessantes e com os mais variados tipos de efeitos, ele está constantemente sendo atualizado, oferecendo ainda mais novidades para os usuários.
Nas versões mais recentes, programa acabou corrigindo aquele que era considerado como um dos principais problemas encontrados pelos designers, que era o fato do software não permitir o agrupamento das camadas, o que traz muito mais agilidade e organização durante o trabalho.
O programa oferece a possibilidade de os usuários escolherem se desejam trabalhar com as janelas esperadas de acordo com as funcionalidades do programa, em uma interface convencional, encontrada nos mais variados tipos de programa de edição de imagens. Mas ele também permite que os usuários criem um ambiente unificado, o que pode ser interessante para aqueles que preferem ter todas as ferramentas mais próximas possível.
A funcionalidade de grupos de camadas também está disponível e acabou criando um ambiente muito mais organizado para criar. Ele pode ser acessado através das janelas de opções, e os usuários poderão colocar todas ou algumas camadas reunidas em uma única pasta.
O programa também passou a oferecer, nas edições mais recentes, uma série de ferramentas adicionais, tanto de texto quanto de desenho. Destaque para os recursos de renderização em canvas do aplicativos, que acabaram sendo importadas para Cairo. Com isso as bordas adas imagens podem se tornar mais suáveis, dando um efeito ainda mais profissional para as criações.
Em relação a manipulação, o programa também oferece uma série de ferramentas avançadas, tais como suporte completo ao canal alpha, ou ainda camadas e canais que podem ser completamente manipuláveis.
Além de uma grande quantidade de ferramentas que permitem com que as pessoas criem imagens estáticas, o GIMP também chama a atenção pela grande quantidade de opções e de funções para a criação de animações.
Dentre os destaques das funções de animações estão as possibilidades de carregar e também de salvar as animações em um formato conveniente para os usuários, sem deixar de preservar as camadas. O programa também conta com alguns recursos de suporte a MNG, navegador de frames, e uma série de outros recursos interessantes.