DVD Shrink pode ser considerado como um dos programas mais famosos do mundo quando o assunto é cópias de determinados tipos de mídias, sendo que especificamente o CD e também o DVD, que são as mídias mais utilizadas pelos computadores. Essa é uma das formas mais interessantes de se manter os arquivos de mídia, especialmente CDs e DVDs, protegendo os arquivos da deterioração dos discos físicos.
Com isso, a partir do momento que os usuários copiam todo o conteúdo de um disco, transformando eles em digitais e guardando em um determinado computador ou sistema, permite com que as pessoas possam fazer cópias ou backups. Além disso, este procedimento permite que as pessoas tenham todo o conteúdo dos DVDs diretamente no computador.
Um dos principais pontos positivos deste programa, quando comparado com outros softwares do mesmo gênero, é o fato dele oferecer uma grande quantidade de recursos que os usuários podem acessar durante a cópia dos arquivos para um determinado computador. Os usuários podem escolher basicamente entre dois modos de cópia, sendo que um deles é o mais simples e pode ser feito rapidamente, e o segundo é mais completo.
Ao colocar um determinado disco de CD ou de DVD no computador e abrir essa mídia com o DVD Shrink, os usuários poderão ter acesso a todas as opções de cópia destes arquivos. Em um primeiro momento, é feita uma análise completa de toda a estrutura do DVD e também do CD, mostrando os arquivos e a forma como eles estão salvos dentro da mídia.
Essa estrutura acaba sendo importante, pois ela permite que um determinado disco seja reproduzido virtualmente como ele é fisicamente. Sendo assim, as pessoas podem ter acesso a todos os arquivos de áudio, como os vários idiomas que estão disponíveis em um determinado DVD, por exemplo, bem como os arquivos de legendas e todos os clipes de vídeo ou de música que podem ser encontrados na mídia.
O programa também apresenta todos os arquivos que podem ser encontrados na mídia, já apresentando o que cada um representa, organizando eles por menus, extras e também por diferentes pastas. O programa também permite que os usuários façam uma análise completa do tamanho que aqueles arquivos estão ocupando naquele momento, o que acaba sendo importante para que as pessoas saibam quanto do HD será ocupado com essa cópia.
Através do DVD Shrink os usuários também poderão reestruturar completamente o DVD. Neste caso, a opção escolhida deverá ser a de Re-author, que permite com que as pessoas tenham acesso a todos os vídeos, permitindo também que sejam escolhidos determinados momentos, como frases, para que um vídeo comece a partir de um determinado tempo, por exemplo.
O processo pode parecer bastante complexo especialmente pela grande quantidade de opções que o programa oferece. Mas, de uma forma geral, ele acaba sendo bastante intuitivo. Basta mexer um pouco no programa para que os usuários consigam entender quais são as opções que precisam ser alteradas para criar o DVD.