DAEMON Tools Lite acabou se tornando um dos programas mais utilizados e também conhecidos do mundo quando o assunto é emulação de unidades de CD e também de DVD no computador. Este programa se torna ainda mais útil na medida que grande parte dos computadores que estão sendo vendidos nos dias de hoje já não contam mais com drivers para rodar este tipo de mídia.
A técnica de emulação permite usar um truque para “enganar” o computador, fazendo ele acreditar que os usuários estão colocando um determinado CD ou DVD na sua máquina. Para isso, o programa se utiliza basicamente de uma técnica que consegue criar uma espécie de imagem, ou de espelho, da mídia.
Para que a imagem realmente funcione, o programa faz uma espécie de cópia de todos os arquivos que estão dentro dos diretórios das imagens, uma vez que ele vai disponibilizar praticamente todas as funcionalidades que aquela mídia traria se fosse colocada fisicamente no computador do usuário.
Para conseguir ler estas imagens, o programa cria aquilo que é chamado de drive virtual. O DAEMON Tools Lite consegue criar até 4 drives virtuais, ou seja, os usuários poderão rodar praticamente quatro CDs ou DVDs ao mesmo tempo.
Utilizar este programa é simples, mas é importante que os usuários tenham conhecimentos intermediários de informática para entender como ele funciona. Assim que os usuários terminam de instalar este programa no seu computador, será possível verificar que o software colocar um ícone na bandeja do sistema, que são os ícones que ficam ao lado do relógio do Windows.
Ao clicar com o botão direito do mouse em cima desta imagem os usuários poderão ter acesso a todas as opções do programa. Apontando a seta do mouse para o menu Dispositivos Virtuais, eles poderão conferir os drives virtuais que estão atualmente ativos, podendo adicionar um novo ou então remover aquele que não está sendo utilizado mais.
Quando os usuários clicam na opção de criar um novo drive virtual, uma nova janela será aberta, permitindo com que as pessoas procurem no seu computador o arquivo de imagem ISO criado. Assim que os usuários derem dois cliques neste arquivo, ele automaticamente vai montar a imagem no drive.
Um outro diferencial interessante deste programa é a opção Open Mount’n’Drive Manager, que foi feita especialmente para facilitar a vida das pessoas que precisam gerenciar os quatro drives possíveis de serem criados, visualizando facilmente o conteúdo de cada um deles.
Um dos principais diferencias deste programa é a sua versatilidade e também o fato dele conseguir montar uma imagem que realmente permite aos usuários simular os mais variados tipos de mídias digitais no seu computador. Um outro diferencial deste programa é a grande quantidade de formatos de imagem que podem ser utilizadas neste software.
A grande maioria dos usuários acabam criando os arquivos no formato ISO, mas as lista de contabilidades é grande, tais como B5T, B6T, BWT, CCD, CDI, CUE, ISO, MDS, NGR, PDI. A última versão contempla ainda a extensão MDX.