No mundo dos games, não faltam opções que tentam replicar grandes conflitos da história, oferecendo uma experiência interativa para os jogadores. No entanto, boa parte desses games segue a linha dos típicos jogos de estratégia, colocando os combates em primeiro plano. Assim, contrariando a essa “regra”, Crusader Kings II surge como uma opção que faz uma abordagem diferenciada, colocando em foco a tomada de decisões, a política e as intrigas. Com isso, os jogadores acabam tendo um desafio intelectual e uma narrativa incrível em suas mãos.
No que tange aos gráficos, Crusader Kings II não chega a chamar muita atenção. Afinal, como o jogo mantém o foco no papel do comandante, os jogadores, de certo modo, ficam em suas mesas, debruçados sobre o mapa, dando ordens e planejando novas formas de derrotar os inimigos. Mesmo assim, esse mapa é muito bem desenhado e arte de todo o jogo ajudam a criar o clima perfeito para a aventura.
Como dissemos, Crusader Kings II traz um jogo de estratégia um tanto quanto diferenciado, mas não deixa de ser interessante a seu modo. No game, os jogadores assumirão o papel de um lorde e deverão tomar todas as decisões necessárias para vencer um conflito que toma todo o continente europeu.
Portanto, com sua bela narrativa e sua abordagem diferenciada de um conflito armado, Crusader Kings II oferece uma opção que, certamente, irá chamar a atenção de muitos jogadores (especialmente aqueles que não dispensam um bom desafio intelectual). Sendo assim, vale a pena entrar nessa guerra e mostrar a todos a sua capacidade como estrategista.