Crusader Kings II é um game superinteressante que oferece combates cheios de estratégia e histórias contadas de uma forma incrível. Apesar da falta de grandes conflitos com inúmeras unidades e muita ação, o game compensa oferecendo uma proposta diferente, que trata da guerra de uma forma mais política, tática e, em muitas vezes, extremamente ardilosa.
Por sua proposta diferenciada, Crusader Kings II apresenta os jogadores ao ponto de vista maquiavélico de uma guerra. Assim, podemos dizer que o game acaba se tornando um incrível desafio intelectual, já que, em muitas ocasiões, a força bruta não levará um clã à vitória. Com inúmeras opções, os jogadores poderão planejar complôs, assassinatos, forjar alianças, agir de forma política, enganar. Enfim, o verdadeiro comandante irá se destacar nesse jogo.
Como se trata de uma aventura mais intelectual e com menos combates, os gráficos em Crusader Kings II não são muito detalhados, apesar de o mapa (onde o jogador passará a maior parte do tempo) ser muito bem desenhado. Mesmo assim, a experiência visual atende à ideia de simular a estratégia do ponto de vista do comandante. Isto é, para os jogadores a guerra será exatamente como acontece com os generais, ficarão com os mapas nas mãos, dando ordens e mexendo os “peões”.
Portanto, em Crusader Kings II os jogadores terão uma experiência completamente diferente dos outros jogos de estratégia, já que a abordagem foi completamente tática. Mesmo assim, vale muito a pena conferir o game entrar nesses conflitos cheios de sangue derramado, traição e muitas intrigas.