Para quem está procurando por uma ferramenta simples para gravar os mais variados tipos de arquivos em mídias, uma dica interessante é apostar no CD Burner XP. Diferentemente de outros programas, que acabam pecando ao oferecer uma grande quantidade de utilitários que não acabam sendo utilizados pelos usuários, este software vai direto ao ponto.
Este é um programa completamente gratuito que oferece uma série de opções para os usuários que desejam gravar mídias, tais como CD-R, CD-RW, DVD+R/RW DVD-R/RW, discos Blu-Ray e HD-DVD´s. Ele realmente oferece uma interface muito simples, para que os usuários saibam exatamente onde eles devem clicar.
Além disso, o programa também oferece alguns recursos extras interessantes, como a possibilidade de fazer uma cópia de um disco diretamente para o outro, sem que os usuários acabem ocupando espaço no HD do seu computador. Este tipo de gravação também costuma ser muito mais rápida.
Diferentemente de alguns programas que acabaram se tornando referências no nicho de gravação de mídias, este software conta com grande parte das opções disponíveis concentradas em uma tela simples. Tudo que os usuários precisam fazer é escolher, na lista apresentada na tela inicial do programa, qual opção acaba atendendo melhor as suas necessidades naquele momento.
Na primeira opção, chamada Disco de Dados, os usuários poderão gravar mídias com arquivos que serão reconhecidos apenas por outro computador. Caso a pessoa inclua arquivos de música, por exemplo, não haverá uma conversão para um formato que seja lido pelos players externos, por exemplo. Esta é a opção que deve ser escolhida caso a pessoa queira gravar um disco regravável, por exemplo.
Já na segunda opção, chamada Video DVD, os usuários poderão gravar arquivos no formato que é entendido pelos players de DVD, por exemplo. Esta opção também permite que as pessoas tenham acesso a outras opções que estão diretamente relacionadas com os vídeos, como é o caso da inclusão de menus ou então capítulos, legendas, etc.
Já na opção disco de áudio, os usuários terão um disco que será gravado com um formato que possa ser lido pelos players convencionais, como rádios de carro, por exemplo. Neste caso, as músicas são convertidas do formato que ela estiver salva originalmente para arquivos que possam ser lidos pelos aparelhos.
O programa ainda oferece algumas opções mais avançadas, como gravação de imagem ISO, que permite com que os usuários realizam a instalação de sistemas completos a partir daquela mídia, por exemplo.