Um garoto com o nome de Dustin recebe um filhote de cachorro em seu 8º aniversário. Ele nomeia o cão de Balthazar e os dois logo se tornam melhores amigos. Eles brincam juntos e quando se metem em enrascadas ajudam um ao outro.
Certo dia uma tragédia acontece, Dustin é atropelado por uma van e acaba em coma dentro de um hospital. Seu cão fiel permanece ao lado dele e sonha enquanto está deitado ao lado dele na cama.
Balthazar tem um sonho que o leva através de estranhas e misteriosas terras de coisas de cão, ele vê coisas maravilhosas, mas também sente a presença de duas entidades. Com seu nariz, ele reconhece uma das entidades como seu amigo Dustin e o segue, o outro se esconde ameaçadoramente na escuridão e Balthazar tem certeza de que está aqui para levar o garoto embora, ou seja, a segunda entidade é a morte que veio para buscar Dustin.
Ele embarca em uma missão para salvar o garoto seguindo totalmente seu instinto e seu olfato, perambulando o sonho com amor e convicção apenas um cão pode ter.