O Audacity se tornou um dos programas mais importantes e uma grande referência no segmento de edição de arquivos de áudio. Este é um software realmente bastante versátil, que permite tanto que as pessoas editem pequenos arquivos, como também grandes arquivos de áudio, feitos para serem utilizados de uma forma mais profissional.
O programa conta com uma grande quantidade de funcionalidades, mas uma das principais diferenças com relação a outros softwares é o fato de que os usuários conseguem manter a qualidade dos arquivos, mesmo depois que eles passam por uma série de edições e efeitos. Esta qualidade realmente acaba sendo muito importante, especialmente quando os arquivos de áudio acabam sendo utilizados profissionalmente, seja para transmissão pelos rádios, seja para os usuários interessados em criar podcasts.
São diversos os formatos que são aceitos pelo programa, tanto como arquivos que acabam dando origem a um projeto que envolve uma série de outros arquivos, quanto também para serem reproduzidos e reconhecidos de uma forma individual. Dentre os formatos disponíveis estão WAV, AIFF, MP3 e OGG.
Assim como a grande maioria dos programas que trabalham com edição de arquivos multimídia, todo o projeto acaba começando com a inserção dos arquivos que serão utilizados na linha do tempo, um espaço onde as pessoas podem trabalhar com os arquivos de forma não linear, recortando, colando, copiando e também enviando de um lado para o outro, da forma como as pessoas acharem mais interessantes.
Mas além de permitir esta edição mais básica, que pode ser utilizada para os mais variados projetos e ajude que as pessoas tenham um resultado final mais profissional, os usuários também podem trabalhar as questões mais técnicas. Um dos recursos do programa permite que as pessoas realizem uma análise das frequências de cada um dos arquivos de áudios que estão sendo utilizados em um determinado projeto.
Além disso, o programa também acabou ganhando, na medida que as versões mais atualizadas iam sendo lançadas, uma série de novas funcionalidades. Os efeitos que podem ser inseridos na linha do tempo, e que podem tanto unificar dois arquivos diferentes ou sobressair outros arquivos, acabaram ganhando uma série de novas funções.
Um dos recursos que acabou sendo aprimorado e que pode ser utilizado até mesmo pelas pessoas que não entendem muito dos segredos técnicos relacionados aos arquivos de áudio pé o que permite a remoção dos ruídos. O recurso identifica determinados padrões nos áudios que podem ser considerados como ruídos, e depois o próprio programa faz a remoção dos mesmos, melhorando significativamente a qualidade dos arquivos de áudio como um todo.
Um outro problema bastante comum que as pessoas que trabalham com arquivos de áudio podem acabar encontrando durante a execução de um determinado projeto está relacionado com os volumes diferentes dos arquivos de áudio. Alguns podem ser mais altos, enquanto outros podem ser mais baixos, e com isso as pessoas podem ter um péssimo resultado final. O programa analisa cada um dos arquivos e nivela o volume deles automaticamente.