Baixe agora Convenção das Igrejas Batistas grátis para Android. CIBIBA - Convention of Baptist Churches Independent in Bahia
A Convenção das Igrejas Batistas Independentes na Bahia (CIBIBA) é uma Convenção Regional, filiada à Convenção das Igrejas Batistas Independentes (CIBI).
Os Batistas Independentes no Brasil são originários da Missão de Örebro-Suécia. Fundada por John Ongman em 1892.
Em 1911 um membro da colônia sueca instalada na Vila Guarani, (hoje Guarani das Missões) interior do Rio Grande do Sul, escreve uma carta solicitando um missionário. Esta move o coração de John Ongman, presidente da Missão, sendo então enviado o missionário Erik Jansson, o qual desembarca em Porto Alegre em 15 de junho de 1912 e ali permanece por algum tempo. A 12 de setembro desse mesmo ano chega à Vila Guarani, sendo saudado por um grande número de imigrantes suecos.
Não muito distante da Vila Guarani encontram-se imigrantes alemães vindos da Europa. Entre eles um grupo de irmãos convertidos, que precisam de atendimento. Ao saber da vinda de um missionário sueco o procuram e são atendidos. Erik Jansson passa a visitar os imigrantes alemães, batiza convertidos a cada mês, organiza igrejas e congregações, que se ligam a Convenção Evangélica Batista Sul-Rio-Grandense fundada em 1919. Em 1939 as primeiras igrejas começam a realizar suas Assembléias anuais, no idioma que trazem de além-mar: o alemão. Em 1958 o trabalho Batista Independente chega ao estado do Paraná, se espalha e varias igrejas são organizadas.
Em 1952, na cidade de Ijuí-RS, é fundada a Convenção das Igrejas Evangélicas Batistas Independentes do Brasil, com o objetivo de expandir a obra missionária no Brasil, tendo em vista que já haviam trabalhos missionários em São Paulo, Sorocaba e Jundiaí, liderados pelos missionários: Alfredo Winderlich, John Waldemar Sjöberg, Olavo Berg e também da missionária Ester Danielsson. O primeiro presidente da Convenção foi o pastor Pedro Falcão. Nesta ocasião é enviado pela recém organizada convenção, o primeiro casal de missionários, Alcides e Annie Orrigo, para a cidade de Santa Rosa. Em 1966, também na cidade de Ijuí, a Convenção teve seu nome alterado para: CONVENÇÃO DAS IGREJAS BATISTAS INDEPENDENTES, que permanece até hoje.
Com a organização da Convenção das Igrejas Batistas Independentes em 1952, frentes missionárias foram abertas em quase todos os estados da federação. Além disso, o trabalho se expandiu para o Paraguai, Peru e Portugal.
A partir de 1988 foram organizadas as Convenções Regionais. Através delas são atendidas as necessidades de cada região. No dia 11 de novembro de 2017 fora organizada a Convenção das Igrejas Batistas Independentes na Bahia (CIBIBA), com a finalidade de:
Criar e executar projetos missionários;
Criar e manter instituições culturais, literárias, educacionais e assistenciais;
Estimular a fraternidade entre as Igrejas filiadas;
Funcionar como Órgão Orientador para as Igrejas filiadas;
Zelar pela unidade Batista Independente.
Fique com algumas imagens de Convenção das Igrejas Batistas