A Trip to Yugoslavia é um jogo experimental interativo com um tema do antigo reprodutor de VCR (com a capacidade de REWIND, PAUSE e FASTFORWARD). Nele você irá vivenciar uma aventura cheias de escolhas com vídeos de pessoas reais que podem várias de acordo com sua escolha em cada parte do game.
O país de Iugoslávia desmoronou e ninguém sabe dizer o motivo de ter acontecido isto, esse acontecimento apenas assustou as pessoas que resolveram fugir para longe a fim de conseguir abrigo e segurança, porém algumas pessoas ainda não sabem que existem uma guerra e estão a mercê de um grande perigo.
Dentro do game você assume o papel de um fotógrafo amador, que foi pego na floresta jugoslava próxima aos arredores da cidade. Agora, sem qualquer conhecimento de combate, você deve sobreviver a guerra que está acontecendo em um apaís totalmente desolado e sem perspectiva de continuar vivo.
Para controlar o game você irá precisar apenas de um mouse teclado, você não irá controlar o personagem em si, você irá apenas tomar decisões importantes em certos momentos. Você irá usar o Mouse para escolher entre as opções de uma decisão e para interagir com objetos, as setas de esquerda, direita, cima e baixo serão seus botões de QTE, o espaço será para pausar o jogo, backspack (apagar) para voltar na fita até o último ponto de verificação e o enter para avançar a fita um pouco mais rápido.
Pode parecer um pouco complicado o conceito do jogo, mas ele acaba por ser bem divertido. O jogo consegue reunir a jogabilidade de point-and-click com cenas criadas para enfatizar a situação proposta dentro do game.