Voyager 1 usa propulsores reservas depois de 37 anos

Após 37 anos, sonda espacial Voyager 1 consegue utilizar propulsores reservas sem nenhum problema.

Voyager 1 usa propulsores reservas depois de 37 anos
Foto: Internet
Escrito por: Leandro 07/12/2017 14h42 Comentários

A Voyager 1 foi lançada ao espaço no dia 5 de setembro de 1977 para estudar os planetas Júpiter e Saturno e, posteriormente, viajar ao espaço interestelar.

São mais de 40 anos de operação, enviando constantes recados, dados e mensagens para a Terra. Ela é, no momento, a primeira sonda humana a sair do Sistema Solar e adentrar o espaço interstelar.

Com ela, está um disco de ouro, com dados e sons sobre a vida na Terra e os seres humanos, caso alguma civilização alienígena venha a encontrar a Voyager em algum momento.

Agora, a Voyager 1, já acostumada a chegar e fazer o que ninguém mais fez ou onde ninguém chegou, voltou a chocar a humanidade com uma demonstração do seu aprumo técnico.

Mesmo a 21 bilhões de quilômetros de distância da Terra, a Voyager 1 foi capaz de executar com perfeição o seu sistema de propulsores reserva, que não eram utilizados há 37 anos.

Na última vez que a sonda teve de usar esse sistema de propulsão reserva, foi quando ela estava passando por Saturno e precisou consertar sua trajetória.

Agora, 37 anos depois, os cientistas da NASA não achavam que a sonda conseguiria usar o sistema. Segundo Todd Barber, engenheiro de propulsão no Jet Propulsion Laboratory da NASA, em California, a equipe ficou "alegre e incrédula depois de testemunhar esses propulsores responderem como se não houvesse passado tempo nenhum".

Outro fato impressionante sobre a Voyager 1 é que a comunicação com a Terra tem funcionado muito bem. A sonda ainda consegue enviar e receber mensagens do nosso planeta mesmo fora do Sistema Solar.

Atualmente, demora cerca de 19 horas e 35 minutos para uma mensagem da Sonda chegar até aqui e o mesmo tempo para nossa resposta chegar até lá.

No caso, levou mais de 39 horas para os cientistas enviarem o comando para ativar os propulsores e receberem a resposta que o plano foi bem sucedido.

Com essa novidade, a Voyager 1 deve ter um aumento na sua vida útil, ou seja, no período em que ela ainda deverá enviar mensagens para a Terra.

Com o sistema de propulsores, ela ainda terá mais 3 ou quatro anos de sobrevida após o esgotamento do seu combustível.

Agora, cientistas da NASA farão o mesmo teste com a Voyager 2, para ver se a outra sonda enviada para o espaço interestelar terá o mesmo resultado.

E aí, o que achou da novidade? Deixe seu comentário abaixo!

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

NASA pode anunciar novo planeta habitável em breve NASA pode anunciar novo planeta habitável em breve Nasa em parceria com a Google pode anunciar em breve um novo planeta habitavel que foi descoberto pela sonda Kepler.
Vazam mais de 1,4 bilhões de senhas da Netflix e outros sites Vazam mais de 1,4 bilhões de senhas da Netflix e outros sites Vazam mais de 1,4 bilhões de senhas de diversos sites, entre eles Netflix, Bitcoin, entre outros... Confira os sites:
Google trará SMS do futuro ao Brasil Google trará SMS do futuro ao Brasil A gigantesca Google anunciou que irá trabalhar com empresas de comunicação na América Latina para criar um novo padrão SMS apelidado como 'SMS do futuro'.

Jogos veja mais

Baixar State of Mind State of Mind Com suas memórias perdidas, você está preso entre uma realidade material distópica e um futuro virtual utópico à beira da existência pós-material.
Baixar InnerSpace InnerSpace Explore um universo repleto de planetas virados do avesso, em uma jornada pelo Inverso em busca de recuperar as últimas memórias do Arqueólogo.
Baixar Zombie Bloxx Zombie Bloxx Este é um pesadelo cheio de zumbis, e você precisa usar todos os seus recursos para eliminar esses blocos famintos por cérebros e sobreviver.
Baixar Hero Siege Hero Siege Escolha seu personagem e vença hordas de inimigos poderosos que vão vir em sua direção dentro e Hero Siege.
Baixar World of Tanks World of Tanks Escolha seu tanque e faça upgrades nele para participar e ganhar nas grandes batalhas existentes em World of Tanks.
Baixar JUMANJI: The mobile game para iOS JUMANJI: The mobile game para iOS Você agora está preso dentro do lendário jogo de tabuleiro Jumanji, monte seu baralho, batalhe contra outros players e quebre a maldição de milênios.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2017 - Downloads é no Baixe Fácil