Russa cria chatbot com personalidade do amigo falecido

Eugenia construiu um chat bot como forma de memorial do amigo Roman Mazurenko, que morreu há três meses, em um atropelamento.

Russa cria chatbot com personalidade do amigo falecido
Foto: Roman Mazurenko e Eugenia Kuyda - Divulgação
Escrito por: Leandro 07/10/2016 13h57 Comentários

Se você já assistiu à série britânica Black Mirror deve se lembrar do episódio em que o marido de uma artista morre e ela encomenda um robô que utiliza todas as interações do falecido marido na Internet para criar uma simulação da sua consciência.

Aparentemente, o cenário dessa ficção-científica tem cada vez menos ficção e cada vez mais ciência.

Uma cientista russa chamada Eugenia Kuyda criou um chatbot que faz exatamente isso que o personagem da série é capaz: simula a personalidade de um ente falecido para que as pessoas possam se comunicar com ele.

Eugenia tinha um amigo chamado Roman Mazurenko, que morreu há três meses, em um atropelamento.

Roman era dislexico e escrevia suas mensagens de texto ou em redes sociais com uma ortografia muito peculiar.

Após seu falecimento, Eugenia percebeu que não havia muito que restasse do amigo Roman: o corpo foi cremado, o Instagram deletado e poucos posts no Facebook ou Twitter.

Assim, ela reuniu todas as mensagens de texto e cartas que pode encontrar e construiu um chat bot que traduzisse a personalidade de Roman, trazendo suas características linguísticas, personalidade, humor e muitos outros traços.

O resultado final foi extremamente aprovado por amigos e familiares:

"Havia muita coisa que eu não sabia sobre meu filho. Mas agora que eu posso ler o que ele pensava sobre assuntos diferentes, eu estou começando a conhecê-lo mais. Isso dá a ilusão de que ele está aqui agora", afirmou sua mãe, antes de adicionar com lágrimas em seus olhos: "Quero repetir que sou muito agradecida por essa ferramenta".

Um memorial diferente antes do chatbot

Antes de criar esse chatbot, disponível no aplicativo Luka, Eugenia pensou em criar um tipo diferente de memorial.

Em 2015, ela se inscreveu par auma bolsa de estudos e pesquisas propondo um novo tipo de cemitério, chamado Taiga.

A ideia era enterrar corpos em cápsulas que seriam biodegradáveis e que fertilizariam as árvores plantadas acima deles, criando "florestas memoriais". Informações sobre o falecido seriam exibidas em cima de cada árvore do local.

O projeto não foi aceito e Eugenia acabou indo para a área dos chatbots, o que permitiu que ela desenvolvesse esse aplicativo baseado em seu amigo.

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Empresa brasileira processa Intel por explosões de celulares Empresa brasileira processa Intel por explosões de celulares Parece que a empresa Qbex não está de brincadeira e está processando a Intel por explosões de celulares que aconteceram... Entenda mais sobre a treta!
EUA acusam Coréia do Norte de ataque hacker EUA acusam Coréia do Norte de ataque hacker Segundo um relatório divulgado pelo FBI e pelo Departamento de Segurança Nacional dos EUA, a Coréia do Norte tem realizado ataques sistemáticos a diversos setores americanos.
Facebook vai começar a produzir séries Facebook vai começar a produzir séries Segundo a Bloomberg, a rede social de Mark Zuckerberg anunciou que vai começar a publicar programas de TV próprios até o fim do ano.

Jogos veja mais

Baixar Realm Defense: Hero Legends TD Realm Defense: Hero Legends TD Proteja seu reino invocando torre de defesas e heróis para acabar com hordas de monstros antes que elas chegam até o castelo.
Baixar Antistress - relaxation toys para iOS Antistress - relaxation toys para iOS Antistress - relaxation toys é um aplicativo que promete acabar com o stress do usuário, apresentando várias ferramentas curiosas.
Baixar Race Kings para iOS Race Kings para iOS Uma disputa mano a mano entre corredores furiosos em pistas repletas de curvas onde sua habilidade no drift será essencial para a vitória.
Baixar Galaxy on Fire 3 - Manticore para iOS Galaxy on Fire 3 - Manticore para iOS Convocado por Bryce Vantok, você será o comandante do esquadrão especial responsável em capturar o perverso Sh’Gaal líder dos piratas Gr’Gath.
Baixar Pokémon: Magikarp Jump para iOS Pokémon: Magikarp Jump para iOS Pesque seu Magikarp e ajude-o a crescer para que ele possa se tornar o maior e mais poderoso Magikarp da região.
Baixar Build Away! para iOS Build Away! para iOS Coloque suas habilidades de arquiteto em ação para transformar uma pequena cidadezinha em uma gigantesca metrópole do turismo.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2017 - Downloads é no Baixe Fácil