Novo presidente da Anatel quer regular o WhatsApp

Aparentemente, Juarez Quadros vai seguir na mesma linha do seu antecessor. Em uma das suas primeiras entrevistas, o executivo já falou em regular o WhatsApp.

Novo presidente da Anatel quer regular o WhatsApp
Foto: Reprodução
Escrito por: Leandro 28/10/2016 13h11 Comentários

Juarez Quadros, novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vai substituir um dos mais polêmicos presidentes que a agência já teve, João Rezende. Rezende se caracterizou por várias polêmicas, como a tentativa de regular o WhatsApp ou o apoio ao limite de banda dos provedores de Internet.

Aparentemente, Juarez Quadros vai seguir na mesma linha do seu antecessor. Em uma das suas primeiras entrevistas, o executivo já falou em regular o WhatsApp.

"Com a chegada de novos serviços, as operadoras reclamam que não estão sendo remuneradas pelo aporte técnico necessário para o funcionamento deles. Tem ainda os provedores de conteúdos que também tem seus conteúdos utilizados sem qualquer remuneração. Como os serviços não são regulados, eles não são tributados. Sem contar o poder judiciário, que também tem tido bastante dificuldade com esses aplicativos", disse o novo presidente da Anatel.

Além disso, Juarez indicou que o WhatsApp pode estar se beneficiando de uma concorrência desleal com as operadoras. Ou seja: enquanto o aplicativo não possui muitos custos, as operadoras possuem maiores custos para manter a concorrência.

Assim, segundo o executivo, somente uma pessoa se beneficia nessa relação: o consumidor. Quadros diz que "queria ter uma solução" para resolver esse problema, mas não tem.

Já o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, diz que o WhatsApp não deveria ser regularizado. Segundo ele, o aplicativo "já estabeleceu uma relação com a sociedade e o governo não deve interferir".

Segundo o ministro, a solução é uma desregulamentação dos serviços de relecomunicação para existir um equilíbrio entre operadoras e WhatsApp.

E como fica você, consumidor, no meio disso tudo?

Bom, a regulamentação do WhatsApp não é uma boa notícia para o usuário. Com a regulamentação, o aplicativo provavelmente passaria a ter restrições e um preço maior de utilização.

Ou seja: ao invés de incentivar as operadoras a oferecerem serviços melhores para seus consumidores, a regularização do WhatsApp pode diminuir a qualidade do serviço que já é oferecido.

Porém, essa ainda é uma discussão que levará alguns meses até tomar um caminho mais sólido e mais firme. Até lá seguiremos utilizando o WhatsApp e outros aplicativos parecidos da mesma maneira e sem nenhum grande risco ou problema.

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Ministro quer limitar a Internet a partir do segundo semestre Ministro quer limitar a Internet a partir do segundo semestre Apesar de afirmar que a novidade será benéfica para o consumidor e que o governo está sempre do lado dos usuários, o ministro falhou em explicar exatamente como o consumidor irá se beneficiar dessa novidade.
Yahoo perde CEO e muda de nome! Yahoo perde CEO e muda de nome! A empresa é uma das mais antigas na Internet, mais antiga que o Google ou o Facebook, mas agora está prestes a acabar.
WhatsApp banido: 12 países já proibiram o aplicativo WhatsApp banido: 12 países já proibiram o aplicativo O número é impressionante porque, segundo o estudo do FreedomHouse, apenas 24 países costumam proibir aplicativos (de um total de 65 investigados).

Jogos veja mais

Baixar Yu-Gi-Oh! Duel Links para iOS Yu-Gi-Oh! Duel Links para iOS Entre nesse mundo virtual repleto de duelista com seus deck poderosos prontos para serem desafiados no universo de Yu-Gi-Oh.
Baixar Silly Sausage: Doggy Dessert para iOS Silly Sausage: Doggy Dessert para iOS Use suas habilidades especiais caninas, estique seu corpo em longas distâncias para percorrer lindo cenários na terra da sobremesa.
Baixar The Little Fox para iOS The Little Fox para iOS Comande uma pequena raposinha por um campo hexagonal, explore diversos planetas com cenários belíssimos.
Baixar The Hacker 2.0 para iOS The Hacker 2.0 para iOS Entre no mundo virtual com suas habilidades hacker, roube arquivos importantes, dinheiro e bitcoins de grandes empresas.
Baixar Handle With Care para Mac Handle With Care para Mac Como novo funcionário de um museu, seu trabalho é acomodar as antigas e valiosas peças em seus devidos lugares sem causar danos.
Baixar Skinbeast - Get CS:GO Skins Skinbeast - Get CS:GO Skins Colecione pontos com tarefas e troque por skins do jogo CS:GO neste aplicativo super simples e seguro!
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade