Novo presidente da Anatel quer regular o WhatsApp

Aparentemente, Juarez Quadros vai seguir na mesma linha do seu antecessor. Em uma das suas primeiras entrevistas, o executivo já falou em regular o WhatsApp.

Novo presidente da Anatel quer regular o WhatsApp
Foto: Reprodução
Escrito por: Leandro 28/10/2016 13h11 Comentários

Juarez Quadros, novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vai substituir um dos mais polêmicos presidentes que a agência já teve, João Rezende. Rezende se caracterizou por várias polêmicas, como a tentativa de regular o WhatsApp ou o apoio ao limite de banda dos provedores de Internet.

Aparentemente, Juarez Quadros vai seguir na mesma linha do seu antecessor. Em uma das suas primeiras entrevistas, o executivo já falou em regular o WhatsApp.

"Com a chegada de novos serviços, as operadoras reclamam que não estão sendo remuneradas pelo aporte técnico necessário para o funcionamento deles. Tem ainda os provedores de conteúdos que também tem seus conteúdos utilizados sem qualquer remuneração. Como os serviços não são regulados, eles não são tributados. Sem contar o poder judiciário, que também tem tido bastante dificuldade com esses aplicativos", disse o novo presidente da Anatel.

Além disso, Juarez indicou que o WhatsApp pode estar se beneficiando de uma concorrência desleal com as operadoras. Ou seja: enquanto o aplicativo não possui muitos custos, as operadoras possuem maiores custos para manter a concorrência.

Assim, segundo o executivo, somente uma pessoa se beneficia nessa relação: o consumidor. Quadros diz que "queria ter uma solução" para resolver esse problema, mas não tem.

Já o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, diz que o WhatsApp não deveria ser regularizado. Segundo ele, o aplicativo "já estabeleceu uma relação com a sociedade e o governo não deve interferir".

Segundo o ministro, a solução é uma desregulamentação dos serviços de relecomunicação para existir um equilíbrio entre operadoras e WhatsApp.

E como fica você, consumidor, no meio disso tudo?

Bom, a regulamentação do WhatsApp não é uma boa notícia para o usuário. Com a regulamentação, o aplicativo provavelmente passaria a ter restrições e um preço maior de utilização.

Ou seja: ao invés de incentivar as operadoras a oferecerem serviços melhores para seus consumidores, a regularização do WhatsApp pode diminuir a qualidade do serviço que já é oferecido.

Porém, essa ainda é uma discussão que levará alguns meses até tomar um caminho mais sólido e mais firme. Até lá seguiremos utilizando o WhatsApp e outros aplicativos parecidos da mesma maneira e sem nenhum grande risco ou problema.

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Facebook adicionará botão de contexto para evitar fake news Facebook adicionará botão de contexto para evitar fake news Para combater problemas com noticias falsas, Facebook cria um botão onde é possível identificar se algo publicado é verídico ou não...
Empresa vai à falência ao descobrirem que sua máquina Empresa vai à falência ao descobrirem que sua máquina "é inútil" Startup Juicero vai à falência por conta de vender "produto inútil" segundo consumidores e investidores.
Mães relatam explosões de hand spinners Mães relatam explosões de hand spinners Alguns modelos de spinners já possuem relatos de terem explodidos, segundo algumas mães os brinquedos derreteram quando tiveram que ser carregados...

Jogos veja mais

Baixar Underhero Underhero Você é a esperança para resgatar a paz que a muito tempo não era possível ter. Enfrente os inimigos e faça tudo ser como antes.
Baixar Hang On Hang On Faça o possível para garantir a vida de Martha, uma terrível lenda parece estar deixando de ser lenda para ser real.
Baixar hi no homo hi no homo Diga “oi” e aperte as mãos de pessoas desconhecidas dentro deste divertido jogo para navegador.
Baixar Armed with Wings 3 Armed with Wings 3 Prepare-se para enfrentar a escuridão que está prestes a acabar com a Terra! Não demore e proteja todos.
Baixar South Park: A Fenda que Abunda Força South Park: A Fenda que Abunda Força Prepare-se para a batalha e junte-se ao grupo “Guaxinim e Amigos” para combater os perigos que está prestes a chegar.
Baixar Halfling Tycoon: Fantasy Halfling Tycoon: Fantasy Gerencie todos os recursos da aldeia dentro de Halfling Tycoon: Fantasy e faça a populaçãp evoluir dentro deste divertido jogo.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2017 - Downloads é no Baixe Fácil