Nintendo acaba com aplicativo de pirataria no 3DS

O Freeshop imitava a loja digital da Nintendo, a eShop, e disponibilizava os games irregulares gratuitamente. Você conhecia essa técnica de pirataria?

Nintendo acaba com aplicativo de pirataria no 3DS
Foto: Internet
Escrito por: Leandro 02/01/2017 15h49 Comentários

A Nintendo continua agindo no mercado para proteger as suas criações intelectuais e ganhar dinheiro. Desde que o ex-presidente da empresa, Satoru Iwata, faleceu, a Big N mudou de rumo e vem apostando em todas as áreas possíveis para ganhar dinheiro. Agora, a empresa luta contra a pirataria no 3DS.

A Nintendo atacou diretamente um dos aplicativos de pirataria no portátil 3DS mais famosos do mercado, o Freeshop. A empresa atacou o aplicativo, conhecido por ser um "homebrew", ou seja, um app caseiro, que funcionava da seguinte forma: o Freeshop imitava a loja digital da Nintendo, a eShop, e disponibilizava os games irregulares gratuitamente. Como o código era bem parecido, o aplicativo avisava o controle anti-pirataria do 3DS dizendo que o game foi comprado legalmente quando ele foi apenas baixado na Internet.

A ferramenta pode entrar no seu 3DS através de um recurso chamado titlekeys, que são recursos da criptografia da própria Nintendo para proteger os games do 3DS. Ou seja: os caras usaram um próprio recurso de proteção para distribuir pirataria.

Na verdade, os desenvolvedores alegavam em defesa própria que a ferramenta funcionava para que os jogadores pudessem pegar games que já haviam sido comprados originalmente, mas o grosso do uso da Freeshop era para distribuir pirataria mesmo.

A Nintendo acionou os seus advogados para emitir um DMCA, uma orde de infração de direitos de propriedade intelectual e direitos autorais contra o GitHub, um site de compartilhamento de códigos onde o Freeshop estava hospedado.

Como a Nintendo argumenta, o Freeshop burla as proteções da Big N para impedir que se tenha acesso aos jogos dos servidores da eShop sem pagar por eles. Assim, ele permite a quebra de direitos autorais e a pirataria no 3DS e por isso foi removido.

Agora, não se pode mais compartilhar o Freeshop por aí, mas o que será que vai acontecer com quem já tem o aplicativo no console? Ainda não se sabe.

E você? Tem um Nintendo 3DS? Você conhecia essa técnica de pirataria? Você é a favor ou contra esse tipo de recurso nos video-games? Conte pra gente através dos comentários abaixo!

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Google Pixel 2 vem aí! Google Pixel 2 vem aí! A gigante Googe anunciou que já existe data para apresentar o seu novo celular apelidado de Google Pixel 2 para o mundo...
Estúdio libera download do próprio game Estúdio libera download do próprio game Empresa de desenvolvimento de jogos decide liberar seu jogo gratuitamente como forma de combater a pirataria do mesmo.
Maior cartão microSD do mundo é lançado Maior cartão microSD do mundo é lançado A grande SanDisk anunciou o seu novo cartão microSD de 400GB que é considerado maior cartão microSD atualmente.

Jogos veja mais

Baixar FIFA 18 FIFA 18 Coloque a chuteira e prepare-se para entrar em campo no novo FIFA 18.
Baixar Pro Evolution Soccer 2018 Pro Evolution Soccer 2018 O confronto está te esperando no novo PES 2018, baixe agora mesmo e divirta-se!
Baixar Darkwood para SteamOS+Linux Darkwood para SteamOS+Linux Explore um mundo em constante mudança e prepare-se para quando a noite aparecer.
Baixar Let's Play Simulator 2016 Let's Play Simulator 2016 Trabalhe para conseguir inscritos! Grave, publique e faça de tudo para conseguir dinheiro e fama!
Baixar Extraction para Windows Extraction para Windows Os inimigos estão se aproximando, ative as torres para acabar com eles antes que eles acabem com a sua base.
Baixar Extraction Extraction Use as torres para proteger sua base dos inimigos que estão se aproximando, só não deixe sua energia acabar.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2017 - Downloads é no Baixe Fácil