Justiça de São Paulo começará a enviar intimações por WhatsApp

Esse cenário pode parecer coisa de ficção-científica, mas será uma realidade em breve no estado de São Paulo.

Justiça de São Paulo começará a enviar intimações por WhatsApp
Foto: Internet
Escrito por: Leandro 20/12/2016 09h25 Comentários

Imagine que você está em casa, tranquilo, assistindo um filminho na TV com a sua família, quando o barulho de mensagem toca no seu celular. Você corre para ler, achando que é seu/sua crush, mas tem uma surpresa nada agradável: é a Justiça de São Paulo com uma intimação para a sua participação em algum processo, julgamento ou depoimento.

Esse cenário pode parecer coisa de ficção-científica, mas será uma realidade em breve no estado de São Paulo. A Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região (São Paulo) publicou nessa semana uma resolução que determina o envio de intimações através do WhatsApp como procedimento válido de comunicação judicial.

A decisão foi tomada com base aos princípios definidos da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, segundo o TRF, o Tribunal Regional Federal.

Ou seja: intimar pelo WhatsApp é válido pois respeita o princípio da oralidade (o envio de áudios no WhatsApp permite que a intimação seja falada), simplicidade (é menos complexo a intimação digital do que física), informalidade (como ninguém sai prejudicado, pode-se abrir mão da formalidade), economia processual (muito mais barato e simples) e celeridade (muito mais rápido, pois a intimação é quase instantânea).

Além disso, essa resolução ajuda a modernizar os setores públicos, além de aumentar o alcance das intimações, já que muitas pessoas moram em locais que não possuem áreas de atuação dos Correios e podem receber os documentos digitalmente.

Para completar, a questão econômica foi essencial para a divulgação dessa resolução. Segundo a Justiça de São paulo, a impressão de intimações e expedição de cartas e avisos de recebimento tem custos bem elevados para o Judiciário Brasileiro. Com essa medida, a Justiça de São Paulo pretende economizar bastante e se adaptar às novas restrições orçamentárias.

Como funcionarão as intimações por WhatsApp

Os Juizados Especiais Federais vão divulgar alguns números de celulares oficiais que serão utilizados para enviar as intimações pelo WhatsApp. Será possível conferir no site do JEF se o número que contactou você é ou não oficial do judiciário brasileiro.

A mensagem vai trazer a identificação da Justiça Federal, número do processo em questão, nomes das partes envolvidas e todas as informações necessárias. Quando a mensagem for marcada como lida pelo WhatsApp, a intimação será cumprida no aspecto legal.

Caso a mensagem não seja lida em 48 horas, ou não seja marcada como lida, a intimação será enviada por outros meios. Além disso, os envolvidos no processo terão de autorizar o envio da intimação por WhatsApp ou se manifestar nos autos rejeitando esse recurso.

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

92% dos clientes Apple comprariam de novo com a empresa 92% dos clientes Apple comprariam de novo com a empresa Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Morgan Stanley, cerca de 92% de todos os clientes da Apple nos EUA voltariam a comprar os produtos da empresa!
Hackers alteram inscrição de aluna com nota 1000 no ENEM Hackers alteram inscrição de aluna com nota 1000 no ENEM A jovem obteve nota 1000 na redação e praticamente garantiu sua inscrição no curso que quisesse no Ensino Superior.
Pesquisa diz que homens são mais fofoqueiros que mulheres Pesquisa diz que homens são mais fofoqueiros que mulheres Contrariando totalmente o que todo mundo fala, pesquisa mostra que homens são mais fofoqueiros que as mulheres.

Jogos veja mais

Baixar Hotblood Drift Hotblood Drift Um novo desafio de corrida se inicia, faça drift e ganhe dinheiro para gastar com mais veículos dentro do game.
Baixar Rainy Day - Remastered para iOS Rainy Day - Remastered para iOS Uma incrível aventura envolvendo o tempo e o Sr. Skinny se aproxima e você terá que ajudar o Dr. A resolver todos os problemas...
Baixar Pako - Car Chase Simulator para iOS Pako - Car Chase Simulator para iOS Cuidado, pois a polícia está atrás de você e você precisa fugir delas antes que as mesmas faça seu carro explodir!
Baixar Beholder para Mac Beholder para Mac Agora você precisa fiscalizar todos os inquilinos do prédio para que eles não apresentem nenhum risco ao estado e nem a você!
Baixar Sparkour Sparkour Use sua velocidade, agilidade, estratégia e habilidades de parkour para recolher diversos itens de power-ups pelo caminho e ser o grande vitorioso.
Baixar Build Away! Build Away! Pegue seus projetos de arquitetura e construa sua cidade dos sonhos, gerencie para que ela se torne a mais fantástica metrópole de todos os tempos.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2017 - Downloads é no Baixe Fácil