Justiça de São Paulo começará a enviar intimações por WhatsApp

Esse cenário pode parecer coisa de ficção-científica, mas será uma realidade em breve no estado de São Paulo.

Justiça de São Paulo começará a enviar intimações por WhatsApp
Foto: Internet
Escrito por: Leandro 20/12/2016 09h25 Comentários

Imagine que você está em casa, tranquilo, assistindo um filminho na TV com a sua família, quando o barulho de mensagem toca no seu celular. Você corre para ler, achando que é seu/sua crush, mas tem uma surpresa nada agradável: é a Justiça de São Paulo com uma intimação para a sua participação em algum processo, julgamento ou depoimento.

Esse cenário pode parecer coisa de ficção-científica, mas será uma realidade em breve no estado de São Paulo. A Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região (São Paulo) publicou nessa semana uma resolução que determina o envio de intimações através do WhatsApp como procedimento válido de comunicação judicial.

A decisão foi tomada com base aos princípios definidos da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, segundo o TRF, o Tribunal Regional Federal.

Ou seja: intimar pelo WhatsApp é válido pois respeita o princípio da oralidade (o envio de áudios no WhatsApp permite que a intimação seja falada), simplicidade (é menos complexo a intimação digital do que física), informalidade (como ninguém sai prejudicado, pode-se abrir mão da formalidade), economia processual (muito mais barato e simples) e celeridade (muito mais rápido, pois a intimação é quase instantânea).

Além disso, essa resolução ajuda a modernizar os setores públicos, além de aumentar o alcance das intimações, já que muitas pessoas moram em locais que não possuem áreas de atuação dos Correios e podem receber os documentos digitalmente.

Para completar, a questão econômica foi essencial para a divulgação dessa resolução. Segundo a Justiça de São paulo, a impressão de intimações e expedição de cartas e avisos de recebimento tem custos bem elevados para o Judiciário Brasileiro. Com essa medida, a Justiça de São Paulo pretende economizar bastante e se adaptar às novas restrições orçamentárias.

Como funcionarão as intimações por WhatsApp

Os Juizados Especiais Federais vão divulgar alguns números de celulares oficiais que serão utilizados para enviar as intimações pelo WhatsApp. Será possível conferir no site do JEF se o número que contactou você é ou não oficial do judiciário brasileiro.

A mensagem vai trazer a identificação da Justiça Federal, número do processo em questão, nomes das partes envolvidas e todas as informações necessárias. Quando a mensagem for marcada como lida pelo WhatsApp, a intimação será cumprida no aspecto legal.

Caso a mensagem não seja lida em 48 horas, ou não seja marcada como lida, a intimação será enviada por outros meios. Além disso, os envolvidos no processo terão de autorizar o envio da intimação por WhatsApp ou se manifestar nos autos rejeitando esse recurso.

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Apple cresce e Android cai no fim de 2016 Apple cresce e Android cai no fim de 2016 No fim do ano, o iPhone 7, 7Plus e o 6s foram responsáveis por cerca de 31% de todas as vendas de celulares nesse trimestre de 2016.
Facebook quer ler seus pensamentos e postá-los no seu mural Facebook quer ler seus pensamentos e postá-los no seu mural O Facebook anunciou que está trabalhando em um projeto atual que é capaz de ler os pensamentos dos seus usuários.
Conheça o material 10 vezes mais resistente que o aço e 20 vezes mais leve Conheça o material 10 vezes mais resistente que o aço e 20 vezes mais leve Esse material, ainda não nomeado, foi feito através de pequenos flocos de grafeno que foram comprimidos e fundidos.

Jogos veja mais

Baixar Dots para iOS Dots para iOS Conecte vários círculos da mesma cor em um menor período de tempo para acumular pontos e tente fazer a maior quantidade de ponto que puder.
Baixar MORTEM MORTEM Após chegar atrasado do trabalho você percebe que a sua família não está em casa e que alguém ou algo chamado MORTEM quer “brincar” com você.
Baixar Helping Hand Helping Hand Após um acidente de carro seu único modo de comunicação é através dos gestos feitos com a sua mão, será que você consegue fazer isto neste game.
Baixar Set Dot Set Dot Conecte as bolas no círculo em movimento sem colidir com as que já estão lá, prossiga em cada nível pra um desafio maior.
Baixar Dots Dots Tente conectar o máximo de círculos de uma determinada cor em um tempo limitado de tempo neste incrível game.
Baixar Scribblenauts Unlimited Scribblenauts Unlimited Use sua imaginação para criar objetos incrível e inimagináveis em diversas situações diferenciadas.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade