Japão investe em robôs-bebês para incentivar a natalidade no país

Um dos principais pólos tecnológicos do mundo, o Japão precisa lidar com um desafio muito sério no seu futuro próximo: uma taxa de natalidade baixíssima.

Japão investe em robôs-bebês para incentivar a natalidade no país
Foto: Internet
Escrito por: Leandro 18/10/2016 12h54 Comentários

Um dos principais pólos tecnológicos do mundo, o Japão precisa lidar com um desafio muito sério no seu futuro próximo: uma taxa de natalidade baixíssima.

Com uma taxa de natalidade de apenas 1,41 nascimentos por mulher e com uma expectativa de vida de 83 anos (e sempre crescendo), o Japão começa a enfrentar um problema de diminuição da sua população.

Em 2013, o país registrou uma diminuição de 0,2% na sua população segundo o Banco Mundial.

Para se ter uma ideia, a perspectiva é que o Japão registre quedas na sua população total até, pelo menos, 2050, mesmo que a sua taxa de natalidade continue crescendo até 1,69% nesse período.

A expectativa é que a idade media do Japão em 2050 seja de 53 e estudos indicam que o país já tem o dobro de pessoas com mais de 70 anos do que aquelas nas faixas dos 15 aos 30.

Além do óbvio problema na sua previdência social (afinal, serão o dobro de pessoas aposentadas do que aquelas que contribuem com o sistema de previdência), essas informações ainda registram um grande problema do ponto de vista econômico, com uma população trabalhadora cada vez menor em um país que precisa crescer economicamente.

Por isso, não é de se espantar que o governo do Japão esteja investindo em medidas que incentivem o aumento da natalidade no país. A mais nova medida do país nesse sentido é surpreendente: robôs-bebês.

A Toyota lançou recentemente um robô-bebê chamado Kirobo Mini e que tem como objetivo simular os comportamentos de um bebê com o objetivo de promover resposta emocionais em adultos e agir como um instrumento de convencimento para que os japoneses se reproduzam.

Além da empresa japonesa, a Universidade de Tsukuba também criou seu próprio robô-bebê chamado Yotaro. O aparelho consegue simular emoções e expressões faciais de um bebê e até mesmo reagir a toques ou mostrar diferentes tipos de humor.

Por enquanto, as medidas do governo japonês tem funcionado. Além da taxa de natalidade do país ter registrado uma ligeira alta (e suas expectativas sejam de subida pelas próximas décadas), estudos conseguiram detectar que a interação de humanos com robôs-bebês ajuda a criar vínculos nos adultos e a incentivar a reprodução.

E aí, você acha essa história maluca? A taxa de natalidade e de crescimento populacional do Brasil está em queda então é possível que tenhamos de lidar com algo parecido no futuro. O que você acha disso?

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Nintendo revela data de lançamento do Nintendo Switch Nintendo revela data de lançamento do Nintendo Switch A Nintendo revelou na manhã dessa sexta-feira uma série de detalhes sobre o seu novo console, incluindo a data de lançamento do Nintendo Switch.
Facebook quer ler seus pensamentos e postá-los no seu mural Facebook quer ler seus pensamentos e postá-los no seu mural O Facebook anunciou que está trabalhando em um projeto atual que é capaz de ler os pensamentos dos seus usuários.
Conheça o material 10 vezes mais resistente que o aço e 20 vezes mais leve Conheça o material 10 vezes mais resistente que o aço e 20 vezes mais leve Esse material, ainda não nomeado, foi feito através de pequenos flocos de grafeno que foram comprimidos e fundidos.

Jogos veja mais

Baixar LOLO : Puzzle Game LOLO : Puzzle Game Teste sua inteligência nesse joguinho de quebra-cabeças com um design simples porem bastante desafiador e viciante.
Baixar Gods and Glory Gods and Glory Crie o esquadrão mais poderoso de todos os tempos com os diversos heróis mágicos incríveis para proteger seu reino e acabar com criaturas malignas.
Baixar Light ! Light ! Guie uma pequena e sozinha bola de luz por um trajeto nebuloso repleto de escuridão e solidão, apenas sua perseverança estará com você.
Baixar Lightning Rangers Lightning Rangers Construa seu esquadrão perfeito de combate, comande os Lighting Rangers para acabar com os renegados que estão ameaçado os cidadãos.
Baixar Hospital Dash Hospital Dash Ajude a enfermeira a gerenciar o hospital e a tomar conta dos pacientes com diversos tipos de problema de saúde.
Baixar Detention para SteamOS+Linux Detention para SteamOS+Linux Presos em uma escola que está assombrada, dois jovens precisam rápido encontrar uma saída antes que seja tarde demais.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade