Japão investe em robôs-bebês para incentivar a natalidade no país

Um dos principais pólos tecnológicos do mundo, o Japão precisa lidar com um desafio muito sério no seu futuro próximo: uma taxa de natalidade baixíssima.

Japão investe em robôs-bebês para incentivar a natalidade no país
Foto: Internet
Escrito por: Leandro 18/10/2016 12h54 Comentários

Um dos principais pólos tecnológicos do mundo, o Japão precisa lidar com um desafio muito sério no seu futuro próximo: uma taxa de natalidade baixíssima.

Com uma taxa de natalidade de apenas 1,41 nascimentos por mulher e com uma expectativa de vida de 83 anos (e sempre crescendo), o Japão começa a enfrentar um problema de diminuição da sua população.

Em 2013, o país registrou uma diminuição de 0,2% na sua população segundo o Banco Mundial.

Para se ter uma ideia, a perspectiva é que o Japão registre quedas na sua população total até, pelo menos, 2050, mesmo que a sua taxa de natalidade continue crescendo até 1,69% nesse período.

A expectativa é que a idade media do Japão em 2050 seja de 53 e estudos indicam que o país já tem o dobro de pessoas com mais de 70 anos do que aquelas nas faixas dos 15 aos 30.

Além do óbvio problema na sua previdência social (afinal, serão o dobro de pessoas aposentadas do que aquelas que contribuem com o sistema de previdência), essas informações ainda registram um grande problema do ponto de vista econômico, com uma população trabalhadora cada vez menor em um país que precisa crescer economicamente.

Por isso, não é de se espantar que o governo do Japão esteja investindo em medidas que incentivem o aumento da natalidade no país. A mais nova medida do país nesse sentido é surpreendente: robôs-bebês.

A Toyota lançou recentemente um robô-bebê chamado Kirobo Mini e que tem como objetivo simular os comportamentos de um bebê com o objetivo de promover resposta emocionais em adultos e agir como um instrumento de convencimento para que os japoneses se reproduzam.

Além da empresa japonesa, a Universidade de Tsukuba também criou seu próprio robô-bebê chamado Yotaro. O aparelho consegue simular emoções e expressões faciais de um bebê e até mesmo reagir a toques ou mostrar diferentes tipos de humor.

Por enquanto, as medidas do governo japonês tem funcionado. Além da taxa de natalidade do país ter registrado uma ligeira alta (e suas expectativas sejam de subida pelas próximas décadas), estudos conseguiram detectar que a interação de humanos com robôs-bebês ajuda a criar vínculos nos adultos e a incentivar a reprodução.

E aí, você acha essa história maluca? A taxa de natalidade e de crescimento populacional do Brasil está em queda então é possível que tenhamos de lidar com algo parecido no futuro. O que você acha disso?

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Disney lançará seu próprio serviço de Streaming Disney lançará seu próprio serviço de Streaming A Casa do Mickey anunciou que vai formar um serviço de streaming próprio, com todo o seu conteúdo original disponível para os usuários.
Maior telescópio do mundo não tem cientistas suficientes para funcionar Maior telescópio do mundo não tem cientistas suficientes para funcionar Construído pela China, o denominado maior telescópio do mundo não está funcionando 100% por falta de mão de obra...
Monstro: Galaxy S9 pode vir com quatro câmeras e tela 4K Monstro: Galaxy S9 pode vir com quatro câmeras e tela 4K Alguns rumores dizem que o próximo "monstro" da Sansung apelidado de Galaxy S9 virá com tela 4K e também com quatro câmeras.

Jogos veja mais

Baixar IN IN Utilize os quadrados com os desenhos certos para conseguir progredir em cada nível deste divertido jogo chamado IN.
Baixar Lily's Awakening para Mac Lily's Awakening para Mac Uma história de relacionamentos, amizades e curtição te espera dentro do game Lily’s Awakening.
Baixar Brave Bouncy Box para Mac Brave Bouncy Box para Mac Avance por perigosos níveis, desvie de obstáculos e tente não morrer neste divertido e viciante game.
Baixar Defenders of Ekron Defenders of Ekron Faça parte do programa experimental que tem como objetivo enfrentar os pilotos de Anakim Renegados, e evitar a guerra civil de Ekron.
Baixar >observer_ >observer_ Na pele de um detetive neural de elite, seu trabalho é hackear e invadir as mentes de suspeitos, revivendo seus medos mais sombrios em busca da verdade.
Baixar PixWing - Flying Retro Pixel Arcade PixWing - Flying Retro Pixel Arcade Explore os céus com diversas aeronaves em um mundo onde o controle total de suas habilidades aéreas serão seu grande trunfo para a vitória.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2017 - Downloads é no Baixe Fácil