FBI, CIA e NSA confirmam interferência russa nas eleições americanas

Ainda segundo o documento das agências nacionais americanas, os russos contaram com a colaboração de dois grupos americanos de hackers.

FBI, CIA e NSA confirmam interferência russa nas eleições americanas
Foto: Internet
Escrito por: Leandro 09/01/2017 15h33 Comentários

As três principais agências de segurança dos Estados Unidos, o FBI (a polícia federal americana), a CIA (Central de Inteligência Americana) e a NSA (Agência de Segurança Nacional) assinaram um relatório composto por 25 páginas onde confirmam que o governo russo agiu para influenciar os resultados das eleições americanas de 2016.

Segundo o documento, os órgãos de inteligência russos tiveram acesso às redes do Comitê Nacional Democrático, o diretório responsável por organizar as eleições internas do Partido Democrata. O FBI, a CIA e a NSA acreditam que o Governo Russo teve acesso ao Comitê Nacional Democrático em julho de 2015 e manteve esse acesso até, no mínimo, junho de 2016 - por um ano, portanto.

Ainda segundo o documento das agências nacionais americanas, os russos contaram com a colaboração de dois grupos americanos de hackers - o Guccifer 2.0 e o DCLeaks.com, que auxiliaram os russos ao vazar informações sigilosas.

Toda essa operação teria sido autorizada diretamente do presidente da Rússia, Vladimir Putin, com o objetivo de garantir que o candidato republicano Donald Trump teria mais chances de vencer as eleições contra a candidata democrata Hillary Clinton. A ideia do relatório é a seguinte:

Os russos tiveram acesso ao Comitê Democrático onde pôde expor ações anti-éticas do Partido Democrata ao expor diversos e-mails, que revelavam uma manipulação do Comitê para que Hillary Clinton fosse a escolhida como a candidata democrata em desfavor do socialista Bernie Sanders. Ao expor isso e outras questões nos e-mails do Partido Democrata, os russos teriam influenciado a opinião pública contra Hillary Clinton e influenciado o resultado das eleições - especialmente porque os órgãos de segurança do país acreditam que o governo russo teve acesso também à informações do Comitê Republicano e escolheram não divulgar essas informações para não fazer propaganda negativa contra Donald Trump.

Por isso, as agências nacionais dos EUA acreditam que a influência russa teve resultado direto nas eleições nos EUA, especialmente porque Donald Trump perdeu na quantidade de votos diretos (Clinton teve cerca de 2,5 milhões de votos a mais que o candidato republicano), mas ganhou com base na lei do colegio eleitoral americano, ao reunir mais votos dentro do Colégio Eleitoral.

Com base nesse relatório (que chegou ao atual presidente Barack Obama na semana passada), os EUA expulsaram cerca de 35 diplomatas russos e anunciaram sanções contra diversas pessoas e organizações russas. O presidente Vladimir Putin, por sua vez, fez um comunicado público negando qualquer responsabilidade sobre a invasão e divulgação de emails do Partido Democrata e também revelou que não vai retaliar com nenhuma sanção contra os EUA, revelando que prefere lidar com essa questão com o presidente eleito Donald Trump.

Complicado, hein? A tecnologia tem um poder muito incrível para melhorar nossa vida, mas também pode adicionar uma camada extra de complicação nessas tramas políticas. O que você acha disso tudo?

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Hackers alteram inscrição de aluna com nota 1000 no ENEM Hackers alteram inscrição de aluna com nota 1000 no ENEM A jovem obteve nota 1000 na redação e praticamente garantiu sua inscrição no curso que quisesse no Ensino Superior.
Pesquisa diz que homens são mais fofoqueiros que mulheres Pesquisa diz que homens são mais fofoqueiros que mulheres Contrariando totalmente o que todo mundo fala, pesquisa mostra que homens são mais fofoqueiros que as mulheres.
CIA libera arquivos sobre OVNIs na Internet CIA libera arquivos sobre OVNIs na Internet O órgão americano liberou recentemente alguns arquivos a respeito sobre os famosos e misteriosos OVNIs na internet, confira.

Jogos veja mais

Baixar Shadow Wars para iOS Shadow Wars para iOS O submundo é repleto de monstros, demônios e criaturas místicas, você como um Mestres das Sombras deverá acabar com as 5 facções e dominar esse mundo.
Baixar Sneaky Ninja para Mac Sneaky Ninja para Mac A magia dos espíritos que protegia a vila do exército Samurai sumiu misteriosamente, agora você terá que usar suas habilidades ninjas para derrota-los.
Baixar Dakar Rally Game Dakar Rally Game Rali Dakar é a corrida mais longa e radical de rali que ocorre em diversas regiões do mundo, sinta a emoção de pilotar pelo continente da América do Sul.
Baixar Android Studio Android Studio Desenvolva com a facilidade e praticidade que só o Android Studio pode oferecer, baixe agora mesmo gratuitamente!
Baixar Party Hard 2 Party Hard 2 Uma festa infernal está impedindo que você durma, e você cansado disto resolve terminar com tudo e com todos que estão te irritando.
Baixar Party Hard Party Hard Uma festa está te impedindo de dormir a muito tempo, vá lá e resolva essa situação você mesmo para que isso pare!
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2017 - Downloads é no Baixe Fácil