Criada a bateria que dura uma semana e leva segundos para recarregar

A bateria se destaca por ser capaz de se recarregar em questão de segundos e ter carga o suficiente para manter um celular funcionando por uma semana.

Criada a bateria que dura uma semana e leva segundos para recarregar
Foto: Internet
Escrito por: Leandro 24/11/2016 14h40 Comentários

Um dos grandes problemas dos smartphones e diversos dispositivos atuais é a pouca carga de bateria que eles possuem. Quer dizer, "problema" com aspas já que basta recarregar as baterias para solucionar essa questão.

Porém, um grupo de cientistas da UCF, a Univeridade da Flórida Central, criou nos EUA uma alternativa para evoluir a nossa capacidade de utilizar tecnologia no dia a dia.

Se a capacidade da bateria era um fator limitador anteriormente, então em breve veremos smartphones e até mesmo carros elétricos com mais frequência.

O grupo de cientistas da UCF criou um protótipo de uma bateria supercapacitora que se destaca por ser capaz de se recarregar em questão de segundos e ter carga o suficiente para manter um celular funcionando por uma semana.

Incrível, não é mesmo? Mas não pára aí não.

Essa superbateria ainda tem uma vantagem muito superior as atuais: ela é capaz de ser recarregada 30 mil vezes, cerca de 20 vezes mais do que as baterias de íon-lítio atuais.

Ou seja: leva segundos para carregar, dura uma semana inteira e ainda tem uma vida útil 20 vezes superior às atuais. Incrível, não é mesmo?

O segredo dessa bateria é que ao invés de utilizar reações químicas para recarregar, como acontece com as baterias atuais, ela usa eletricidade estática para isso.

Funciona assim: existe uma espécie de placas do que eles chamam de materiais bidimensionais na superfície da bateria, que permite o armazenamento de muitos elétrons. Como basta dar um "choque" para os elétrons serem captuados, a bateria leva só alguns segundos para "carregar". A partir daí, ela vai usando a energia armazenada nas placas, o que aumenta seu tempo de vida útil e duração da carga.

E aí, isso significa que seu próximo smartphone já terá uma bateria bem potente como essa? Na verdade, ainda não.

O que os cientistas desenvolveram foi um protótipo, que funciona como prova de conceito. Ou seja: eles conseguiram mostrar que a ideia que estava no papel funciona na vida real, na prática.

Agora o time de cientistas busca uma maneira de patentear o processo de produção dessas baterias supercapacitoras. Quando conseguirem, aí o projeto precisará pensar numa maneira de manufaturar a bateria em larga escala e com custo baixo.

A partir daí ela poderia ser usada facilmente em aplicações práticas do nosso dia a dia.

Fica fácil imaginar que teremos computadores e smartphones com maior tempo de vida útil graças a esse avanço. Além disso, veículos elétricos também vão se beneficiar, com maior autonomia.

Com baterias que carregam mais rapidamente, conservam mais energia e duram mais tempo, estaremos a um passo mais próximos de acabar com a dependência de combustíveis fósseis que prejudicam o planeta no aquecimento global. Isso sim é um ótima notícia, certo?

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Justiça determina que Apple tire Justiça determina que Apple tire "propaganda enganosa" do ar em 30 dias A Apple é condenada pela justiça a retirar sua propaganda do ar em até 30 dias, segundo a justiça a propaganda é caracterizada como "propaganda enganosa".
Brasileiros gastam pouco no Pokémon GO Brasileiros gastam pouco no Pokémon GO Segundo um relatório da Sensor Tower, uma empresa de pesquisa, o Brasil apesar de ser um dos países que mais joga Pokémon GO, é um dos que menos gasta dinheiro no game.
Robôs vão fazer todos os empregos do mundo até 2142 Robôs vão fazer todos os empregos do mundo até 2142 Segundo estudos realizados pelos professores das Universidades de Oxford e Yale, até o ano de 2142 todos os empregos poderão ser realizados por robôs...

Jogos veja mais

Baixar Old Man's Journey para Mac Old Man's Journey para Mac Resolva vários puzzles incríveis e tente levar o pequeno senhor até o lugar que ele deseja ir!
Baixar Firewatch para Mac Firewatch para Mac Algo parece te chamar para fora do conforto e segurança de seu serviço, faça escolhas e construa a sua história.
Baixar Emily is Away Too para Mac Emily is Away Too para Mac Converse com seus amigos, faça escolhas essenciais para o decorrer do game e se emocione em Emily is Away Too!
Baixar I Am Innocent para iOS I Am Innocent para iOS Vários crimes terríveis precisam ser resolvidos e todos parecem estar ligado a sua irmão desaparecida... Resolva isso!
Baixar Drilla — crafting game para iOS Drilla — crafting game para iOS Trabalhe duro para coletar recursos para vender e assim conseguir bastante dinheiro em Drilla – crafting game.
Baixar Old Man's Journey Old Man's Journey Ajude um simpático senhor a resolver alguns puzzles e assim conseguir chegar até onde ele precisa. Baixe, jogue e divirta-se.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2017 - Downloads é no Baixe Fácil