Criada a bateria que dura uma semana e leva segundos para recarregar

A bateria se destaca por ser capaz de se recarregar em questão de segundos e ter carga o suficiente para manter um celular funcionando por uma semana.

Criada a bateria que dura uma semana e leva segundos para recarregar
Foto: Internet
Escrito por: Leandro 24/11/2016 14h40 Comentários

Um dos grandes problemas dos smartphones e diversos dispositivos atuais é a pouca carga de bateria que eles possuem. Quer dizer, "problema" com aspas já que basta recarregar as baterias para solucionar essa questão.

Porém, um grupo de cientistas da UCF, a Univeridade da Flórida Central, criou nos EUA uma alternativa para evoluir a nossa capacidade de utilizar tecnologia no dia a dia.

Se a capacidade da bateria era um fator limitador anteriormente, então em breve veremos smartphones e até mesmo carros elétricos com mais frequência.

O grupo de cientistas da UCF criou um protótipo de uma bateria supercapacitora que se destaca por ser capaz de se recarregar em questão de segundos e ter carga o suficiente para manter um celular funcionando por uma semana.

Incrível, não é mesmo? Mas não pára aí não.

Essa superbateria ainda tem uma vantagem muito superior as atuais: ela é capaz de ser recarregada 30 mil vezes, cerca de 20 vezes mais do que as baterias de íon-lítio atuais.

Ou seja: leva segundos para carregar, dura uma semana inteira e ainda tem uma vida útil 20 vezes superior às atuais. Incrível, não é mesmo?

O segredo dessa bateria é que ao invés de utilizar reações químicas para recarregar, como acontece com as baterias atuais, ela usa eletricidade estática para isso.

Funciona assim: existe uma espécie de placas do que eles chamam de materiais bidimensionais na superfície da bateria, que permite o armazenamento de muitos elétrons. Como basta dar um "choque" para os elétrons serem captuados, a bateria leva só alguns segundos para "carregar". A partir daí, ela vai usando a energia armazenada nas placas, o que aumenta seu tempo de vida útil e duração da carga.

E aí, isso significa que seu próximo smartphone já terá uma bateria bem potente como essa? Na verdade, ainda não.

O que os cientistas desenvolveram foi um protótipo, que funciona como prova de conceito. Ou seja: eles conseguiram mostrar que a ideia que estava no papel funciona na vida real, na prática.

Agora o time de cientistas busca uma maneira de patentear o processo de produção dessas baterias supercapacitoras. Quando conseguirem, aí o projeto precisará pensar numa maneira de manufaturar a bateria em larga escala e com custo baixo.

A partir daí ela poderia ser usada facilmente em aplicações práticas do nosso dia a dia.

Fica fácil imaginar que teremos computadores e smartphones com maior tempo de vida útil graças a esse avanço. Além disso, veículos elétricos também vão se beneficiar, com maior autonomia.

Com baterias que carregam mais rapidamente, conservam mais energia e duram mais tempo, estaremos a um passo mais próximos de acabar com a dependência de combustíveis fósseis que prejudicam o planeta no aquecimento global. Isso sim é um ótima notícia, certo?

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Estudante ganha prêmio ao tirar foto de átomo Estudante ganha prêmio ao tirar foto de átomo Estudante ganha prêmio de fotografia cientifica do Conselho de Pesquisa em Engenharia e Ciências Físicas do Reino Unido ao tirar foto de um átomo.
Robôs da Boston Dynamics abrem a abrir portas Robôs da Boston Dynamics abrem a abrir portas Vídeo mostra que robôs da Boston Dynamics já estão conseguindo abrir portas e se comunicar entre si.
Confira algumas tecnologias mais velhas do que você imagina Confira algumas tecnologias mais velhas do que você imagina Veja as 9 tecnologias que são mais velhas do que você imagina! Fiquei espantada com a 8ª!

Jogos veja mais

Baixar Nippon Marathon para Mac Nippon Marathon para Mac Dispute com jogadores espalhados ao redor do mundo inteiro em diferentes modalidades dentro deste divertido jogo.
Baixar Nippon Marathon Nippon Marathon Tente vencer diversos desafios com pessoas espalhadas ao redor do mundo com este divertido jogo.
Baixar IN-VERT IN-VERT Explore um mundo, resolva puzzles e viaje entre duas realidades paralelas dentro deste divertido jogo.
Baixar IN-VERT para SteamOS+Linux IN-VERT para SteamOS+Linux Resolva diversos puzzles e descubra como lidar com a realidade alternativa de cada fase dentro deste divertido jogo.
Baixar Bad Government para SteamOS+Linux Bad Government para SteamOS+Linux Faça escolhas que vão influenciar no futuro do seu governo, mas tenha cuidado para suas escolhas não desestabilizar seu reino.
Baixar Bad Government Bad Government Faça escolhas que podem definir o futuro do seu governo e mantenha todos os requisitos do seu governo em uma quantidade aceitável.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2018 - Downloads é no Baixe Fácil