Coreanos desenvolvem uma tinta capaz de gerar energia

Os cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um método capaz de gerar energia para casas (e prédios, carros, afins) a partir da tinta na parede.

Coreanos desenvolvem uma tinta capaz de gerar energia
Foto: Internet
Escrito por: Leandro 24/11/2016 14h37 Comentários

A grande luta da Humanidade no Século XXI será, sem dúvidas, a batalha contra a dependência de combustíveis fósseis e a dificuldade de conjugar nossa necessidade de crescimento com nossas preocupações ambientais.

Assim, não será raro ver notícias de pesquisadores e cientistas que lutam para desenvolver novas formas de desenvolver energia sem precisar utilizar os combustíveis fósseis que danificam o meio ambiente.

Um time de pesquisadores coreanos parece ter chegado numa solução bem interessante, que poderá ajudar a lidar com esse tipo de questão.

Os cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um método capaz de gerar energia para casas (e prédios, carros, afins) a partir da tinta na parede.

Pois é!

Funciona assim: as paredes costumam guardar calor, especialmente em lugares muito quentes. Se você tocar numa parede ou num telhado num país de calor muito grande, como o Brasil, durante o verão sentirá como as paredes do lado de fora da casa podem ser bem quentes e guardar muito calor.

Assim, a tinta desenvolvida por eles vai pegar esse calor todo e vai transformar em eletricidade, que poderia ser armazenada e contribuir com o gasto elétrico da casa.

Para conseguir chegar nesse resultado, os pesquisadores utilizaram uma série de materiais termoelétricos na composição da tinta, incluindo telureto de bismuto e outros químicos que ajudam a manter as partículas de calor juntas.

No primeiro teste realizado pelos pesquisadores, a tinta provou ser mais eficiente do que outros materiais termoelétricos, o que significa boas notícias.

Na verdade, quando a tinta foi aquecida por 10 minutos a 450 graus celsius, sua densidade aumentou bastante, o que significa que ela fica ainda mais eficiente a converter energia nesse momento.

Em termos práticos, isso significa que a tinta é perfeita para cobrir praticamente qualquer coisa que possa gerar calor ou deixar calor escapar, aproveitando esse calor para converter em energia.

Carros, por exemplo, podem ser pintados com essa tinta e gerar energia conforme funcionam. Navios também, além de casas e vários outros objetos.

Para completar a boa notícia, os cientistas sul-coreanos disseram que a tinta pode ser produzida por um baixo prexo e ainda adaptar essa tecnologia para outras areas de desenolvimento, como eletrônicos criados por uma impressora 3D, por exemplo, ou mesmo utilizar a tinta para pintar objetos eletrônicos.

Pense assim: com uma impressora 3D, seria possível imprimir todas as peças de um computador, por exemplo, e depois pintar com essa tinta, ajudando a converter o calor gerado por ele em energia elétrica.

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Estudante ganha prêmio ao tirar foto de átomo Estudante ganha prêmio ao tirar foto de átomo Estudante ganha prêmio de fotografia cientifica do Conselho de Pesquisa em Engenharia e Ciências Físicas do Reino Unido ao tirar foto de um átomo.
Robôs da Boston Dynamics abrem a abrir portas Robôs da Boston Dynamics abrem a abrir portas Vídeo mostra que robôs da Boston Dynamics já estão conseguindo abrir portas e se comunicar entre si.
Confira algumas tecnologias mais velhas do que você imagina Confira algumas tecnologias mais velhas do que você imagina Veja as 9 tecnologias que são mais velhas do que você imagina! Fiquei espantada com a 8ª!

Jogos veja mais

Baixar Nippon Marathon para Mac Nippon Marathon para Mac Dispute com jogadores espalhados ao redor do mundo inteiro em diferentes modalidades dentro deste divertido jogo.
Baixar Nippon Marathon Nippon Marathon Tente vencer diversos desafios com pessoas espalhadas ao redor do mundo com este divertido jogo.
Baixar IN-VERT IN-VERT Explore um mundo, resolva puzzles e viaje entre duas realidades paralelas dentro deste divertido jogo.
Baixar IN-VERT para SteamOS+Linux IN-VERT para SteamOS+Linux Resolva diversos puzzles e descubra como lidar com a realidade alternativa de cada fase dentro deste divertido jogo.
Baixar Bad Government para SteamOS+Linux Bad Government para SteamOS+Linux Faça escolhas que vão influenciar no futuro do seu governo, mas tenha cuidado para suas escolhas não desestabilizar seu reino.
Baixar Bad Government Bad Government Faça escolhas que podem definir o futuro do seu governo e mantenha todos os requisitos do seu governo em uma quantidade aceitável.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2018 - Downloads é no Baixe Fácil