Anatel pretende manter proibição do corte da banda larga em 2017

Por enquanto, a pressão popular tem sido muito forte e tem direcionado a Anatel a ficar com os consumidores contra as operadoras,

Anatel pretende manter proibição do corte da banda larga em 2017
Foto: Reprodução/IG
Escrito por: Ariel de Quadros 18/12/2016 15h03 Comentários

Em 2016, os internautas brasileiros entraram em pânico com a movimentação das empresas provedoras de Internet de limitarem o acesso à Internet para o brasileiro.

A lógica deles seria a seguinte: cada usuário teria um limite de franquia e, depois de ultrapassar esse limite, teria a sua internet cortada ou pagaria mais por mais dados.

As empresas defendiam que a proposta seria positiva para as pessoas, especialmente os mais pobres, que teriam internet mais acessível e mais barata para usar menos recursos, como o Facebook e o WhatsApp. Já quem consome mais recursos, como aqueles que jogam online ou assistem Netflix, teriam de pagar mais pelo acesso.

A medida foi brutalmente rejeitada pelos consumidores, como seria de se esperar. Afinal de contas, a internet deveria ser completamente livre e de acesso a todos, como a própria ONU admitiu em diversos relatórios e diretrizes.

A ANATEL, que inicialmente ficou do lado das empresas, mudou de posição após mudar de presidente. Juarez Quadros, novo presidente da Anatel, confirmou agora que a Internet não será bloqueada pelas operadoras a partir do ano que vem, mantendo uma cautelar expedida nesse ano.

"A cautelar está em vigor e não vamos tratar dessa questão tão cedo", disse o presidente. Isso significa que, por um tempo indeterminado, o plano das operadoras não poderá ir para frente.

A ideia da Vivo, a primeira empresa a caminhar nessa direção, era de passar a cobrar extra por usuários que ultrapassam a franquia a partir de 31 de dezembro.

Outras empresas, como a NET e a GVT, também sinalizaram o interesse em partir para esse modelo de negócio. A cautelar da Anatel proíbe esse plano por enquanto, mas caso ela caia as empresas poderão começar a cobrar extra pelo consumo da Internet.

Por enquanto a Anatel parece estar do lado dos consumidores, mas não sabemos se algo poderá mudar em breve. A agência tem feito diversas audiências públicas para obter os subsídios necessários para tomar essa decisão.

Por enquanto, a pressão popular tem sido muito forte e tem direcionado a Anatel a ficar com os consumidores contra as operadoras. Mas tome cuidado: esse cenário de instabilidade é perfeito para aplicar golpes na Internet. Não baixe nenhum aplicativo que prometa “te proteger contra as franquias”, ok?

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Vice-Presidente dos EUA diz que astronautas voltarão à Lua em breve Vice-Presidente dos EUA diz que astronautas voltarão à Lua em breve Segundo vice-presidente dos EUA, os astronautas voltarão a pisar na Lua em breve. Saiba mais sobre...
Facebook adicionará botão de contexto para evitar fake news Facebook adicionará botão de contexto para evitar fake news Para combater problemas com noticias falsas, Facebook cria um botão onde é possível identificar se algo publicado é verídico ou não...
Estúdio libera download do próprio game Estúdio libera download do próprio game Empresa de desenvolvimento de jogos decide liberar seu jogo gratuitamente como forma de combater a pirataria do mesmo.

Jogos veja mais

Baixar Twin Moon Galaxy Twin Moon Galaxy Prepare-se para viajar através de laboratórios, naves espaciais, entre outros lugares incríveis com esse jogo.
Baixar The Silent House The Silent House Um grande perigo se aproxima, esteja preparado para enfrentar ele e conseguir progredir dentro deste game.
Baixar Eden Renaissance - A Beautiful Puzzle Adventure Eden Renaissance - A Beautiful Puzzle Adventure Na pele do jovem arqueólogo Ran e com a ajuda do golem Eden, vocês terão que resolver diversos enigmas para salvar o planeta Terra.
Baixar Thimbleweed Park Thimbleweed Park Na assombrosa cidade de Thimbleweed Park, 5 pessoas sem nada em comum agora fazem parte de uma história de crime e mistério bizarro.
Baixar Seek Not a Lighthouse Seek Not a Lighthouse Você é o viajante do tempo e precisa realizar sua missão em dois períodos diferentes para conseguir salvar a todos.
Baixar Unknown Heroes para iOS Unknown Heroes para iOS Viaje entre diversas dimensões do espaço tempo em busca de guerreiro lendários para formar seu time e derrotar os invasores alienígenas.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2017 - Downloads é no Baixe Fácil