Anatel pretende manter proibição do corte da banda larga em 2017

Por enquanto, a pressão popular tem sido muito forte e tem direcionado a Anatel a ficar com os consumidores contra as operadoras,

Anatel pretende manter proibição do corte da banda larga em 2017
Foto: Reprodução/IG
Escrito por: Ariel de Quadros 18/12/2016 15h03 Comentários

Em 2016, os internautas brasileiros entraram em pânico com a movimentação das empresas provedoras de Internet de limitarem o acesso à Internet para o brasileiro.

A lógica deles seria a seguinte: cada usuário teria um limite de franquia e, depois de ultrapassar esse limite, teria a sua internet cortada ou pagaria mais por mais dados.

As empresas defendiam que a proposta seria positiva para as pessoas, especialmente os mais pobres, que teriam internet mais acessível e mais barata para usar menos recursos, como o Facebook e o WhatsApp. Já quem consome mais recursos, como aqueles que jogam online ou assistem Netflix, teriam de pagar mais pelo acesso.

A medida foi brutalmente rejeitada pelos consumidores, como seria de se esperar. Afinal de contas, a internet deveria ser completamente livre e de acesso a todos, como a própria ONU admitiu em diversos relatórios e diretrizes.

A ANATEL, que inicialmente ficou do lado das empresas, mudou de posição após mudar de presidente. Juarez Quadros, novo presidente da Anatel, confirmou agora que a Internet não será bloqueada pelas operadoras a partir do ano que vem, mantendo uma cautelar expedida nesse ano.

"A cautelar está em vigor e não vamos tratar dessa questão tão cedo", disse o presidente. Isso significa que, por um tempo indeterminado, o plano das operadoras não poderá ir para frente.

A ideia da Vivo, a primeira empresa a caminhar nessa direção, era de passar a cobrar extra por usuários que ultrapassam a franquia a partir de 31 de dezembro.

Outras empresas, como a NET e a GVT, também sinalizaram o interesse em partir para esse modelo de negócio. A cautelar da Anatel proíbe esse plano por enquanto, mas caso ela caia as empresas poderão começar a cobrar extra pelo consumo da Internet.

Por enquanto a Anatel parece estar do lado dos consumidores, mas não sabemos se algo poderá mudar em breve. A agência tem feito diversas audiências públicas para obter os subsídios necessários para tomar essa decisão.

Por enquanto, a pressão popular tem sido muito forte e tem direcionado a Anatel a ficar com os consumidores contra as operadoras. Mas tome cuidado: esse cenário de instabilidade é perfeito para aplicar golpes na Internet. Não baixe nenhum aplicativo que prometa “te proteger contra as franquias”, ok?

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Ministro quer limitar a Internet a partir do segundo semestre Ministro quer limitar a Internet a partir do segundo semestre Apesar de afirmar que a novidade será benéfica para o consumidor e que o governo está sempre do lado dos usuários, o ministro falhou em explicar exatamente como o consumidor irá se beneficiar dessa novidade.
Apple cresce e Android cai no fim de 2016 Apple cresce e Android cai no fim de 2016 No fim do ano, o iPhone 7, 7Plus e o 6s foram responsáveis por cerca de 31% de todas as vendas de celulares nesse trimestre de 2016.
Facebook quer ler seus pensamentos e postá-los no seu mural Facebook quer ler seus pensamentos e postá-los no seu mural O Facebook anunciou que está trabalhando em um projeto atual que é capaz de ler os pensamentos dos seus usuários.

Jogos veja mais

Baixar Stranded Deep Stranded Deep Após um acidente de avião você fica isolado em uma ilha e precisa reunir todos os recursos necessários para sobreviver neste local tão hostil.
Baixar Motor World: Car Factory Motor World: Car Factory Crie, monte, desenvolva e faça de sua pequena empresa a melhorar criadora e montadora de carros incríveis, venda todos eles e ganhe dinheiro.
Baixar Motor World: Bike Factory Motor World: Bike Factory Aprimore sua fábrica de motos e construa as melhores e mais bonitas motos do mundo inteiro, dispute com seus amigos e faça mais pontos.
Baixar STANDBY STANDBY Desafie sua velocidade de reação e raciocínio neste jogo ultraveloz com cenários vibrantes repletos de obstáculos desafiadores.
Baixar Bubble Witch 3 Saga Bubble Witch 3 Saga Lance bolhas magicas com os poderes da feiticeira Stella, liberte todas as corujas presas nas bolas pelo Wilbur e salve a rainha das fadas.
Baixar Happy Hop: Kawaii Jump Happy Hop: Kawaii Jump No controle de um adorável e fiel Miimo iremos escalar diversas plataformas para chegar o mais alto que puder.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade