Anatel pretende manter proibição do corte da banda larga em 2017

Por enquanto, a pressão popular tem sido muito forte e tem direcionado a Anatel a ficar com os consumidores contra as operadoras,

Anatel pretende manter proibição do corte da banda larga em 2017
Foto: Reprodução/IG
Escrito por: Ariel de Quadros 18/12/2016 15h03 Comentários

Em 2016, os internautas brasileiros entraram em pânico com a movimentação das empresas provedoras de Internet de limitarem o acesso à Internet para o brasileiro.

A lógica deles seria a seguinte: cada usuário teria um limite de franquia e, depois de ultrapassar esse limite, teria a sua internet cortada ou pagaria mais por mais dados.

As empresas defendiam que a proposta seria positiva para as pessoas, especialmente os mais pobres, que teriam internet mais acessível e mais barata para usar menos recursos, como o Facebook e o WhatsApp. Já quem consome mais recursos, como aqueles que jogam online ou assistem Netflix, teriam de pagar mais pelo acesso.

A medida foi brutalmente rejeitada pelos consumidores, como seria de se esperar. Afinal de contas, a internet deveria ser completamente livre e de acesso a todos, como a própria ONU admitiu em diversos relatórios e diretrizes.

A ANATEL, que inicialmente ficou do lado das empresas, mudou de posição após mudar de presidente. Juarez Quadros, novo presidente da Anatel, confirmou agora que a Internet não será bloqueada pelas operadoras a partir do ano que vem, mantendo uma cautelar expedida nesse ano.

"A cautelar está em vigor e não vamos tratar dessa questão tão cedo", disse o presidente. Isso significa que, por um tempo indeterminado, o plano das operadoras não poderá ir para frente.

A ideia da Vivo, a primeira empresa a caminhar nessa direção, era de passar a cobrar extra por usuários que ultrapassam a franquia a partir de 31 de dezembro.

Outras empresas, como a NET e a GVT, também sinalizaram o interesse em partir para esse modelo de negócio. A cautelar da Anatel proíbe esse plano por enquanto, mas caso ela caia as empresas poderão começar a cobrar extra pelo consumo da Internet.

Por enquanto a Anatel parece estar do lado dos consumidores, mas não sabemos se algo poderá mudar em breve. A agência tem feito diversas audiências públicas para obter os subsídios necessários para tomar essa decisão.

Por enquanto, a pressão popular tem sido muito forte e tem direcionado a Anatel a ficar com os consumidores contra as operadoras. Mas tome cuidado: esse cenário de instabilidade é perfeito para aplicar golpes na Internet. Não baixe nenhum aplicativo que prometa “te proteger contra as franquias”, ok?

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Brasileiros gastam pouco no Pokémon GO Brasileiros gastam pouco no Pokémon GO Segundo um relatório da Sensor Tower, uma empresa de pesquisa, o Brasil apesar de ser um dos países que mais joga Pokémon GO, é um dos que menos gasta dinheiro no game.
Os olhos humanos estão mudando por causa dos smartphones Os olhos humanos estão mudando por causa dos smartphones Segundo a publicação de uma revista chamada Wired os olhos humanos estão se alterando por causa dos celulares.
Mães relatam explosões de hand spinners Mães relatam explosões de hand spinners Alguns modelos de spinners já possuem relatos de terem explodidos, segundo algumas mães os brinquedos derreteram quando tiveram que ser carregados...

Jogos veja mais

Baixar Calculator: The Game Calculator: The Game Teste seu conhecimento matemático com diversos desafios interessantes e divertidos neste game gratuito chamado Calculator: The Game.
Baixar Pet the Pup at the Party para Mac Pet the Pup at the Party para Mac Você está em uma casa onde existem cachorrinhos que precisam de você, vá em busca deles antes que o tempo acabe.
Baixar RAMPAGE64 para Mac RAMPAGE64 para Mac Ganhe pontos ao atropelar o maior número de pedestres que você conseguir antes que o tempo acabe.
Baixar The Revolutionary Watermelon The Revolutionary Watermelon Existe uma melancia que precisa ter sua liberdade, ajude-a a sair de onde está e chegar até o final do caminho.
Baixar Pet the Pup at the Party Pet the Pup at the Party Ande por uma casa cheia de pessoas e tente encontrar o tão amado cachorrinho. Baixe agora mesmo para Windows.
Baixar RAMPAGE64 RAMPAGE64 Atropele o maior número de pedestres que conseguir antes que o tempo acabe. Baixe agora mesmo para Windows.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2017 - Downloads é no Baixe Fácil