Anatel pretende manter proibição do corte da banda larga em 2017

Por enquanto, a pressão popular tem sido muito forte e tem direcionado a Anatel a ficar com os consumidores contra as operadoras,

Anatel pretende manter proibição do corte da banda larga em 2017
Foto: Reprodução/IG
Escrito por: Ariel de Quadros 18/12/2016 15h03 Comentários

Em 2016, os internautas brasileiros entraram em pânico com a movimentação das empresas provedoras de Internet de limitarem o acesso à Internet para o brasileiro.

A lógica deles seria a seguinte: cada usuário teria um limite de franquia e, depois de ultrapassar esse limite, teria a sua internet cortada ou pagaria mais por mais dados.

As empresas defendiam que a proposta seria positiva para as pessoas, especialmente os mais pobres, que teriam internet mais acessível e mais barata para usar menos recursos, como o Facebook e o WhatsApp. Já quem consome mais recursos, como aqueles que jogam online ou assistem Netflix, teriam de pagar mais pelo acesso.

A medida foi brutalmente rejeitada pelos consumidores, como seria de se esperar. Afinal de contas, a internet deveria ser completamente livre e de acesso a todos, como a própria ONU admitiu em diversos relatórios e diretrizes.

A ANATEL, que inicialmente ficou do lado das empresas, mudou de posição após mudar de presidente. Juarez Quadros, novo presidente da Anatel, confirmou agora que a Internet não será bloqueada pelas operadoras a partir do ano que vem, mantendo uma cautelar expedida nesse ano.

"A cautelar está em vigor e não vamos tratar dessa questão tão cedo", disse o presidente. Isso significa que, por um tempo indeterminado, o plano das operadoras não poderá ir para frente.

A ideia da Vivo, a primeira empresa a caminhar nessa direção, era de passar a cobrar extra por usuários que ultrapassam a franquia a partir de 31 de dezembro.

Outras empresas, como a NET e a GVT, também sinalizaram o interesse em partir para esse modelo de negócio. A cautelar da Anatel proíbe esse plano por enquanto, mas caso ela caia as empresas poderão começar a cobrar extra pelo consumo da Internet.

Por enquanto a Anatel parece estar do lado dos consumidores, mas não sabemos se algo poderá mudar em breve. A agência tem feito diversas audiências públicas para obter os subsídios necessários para tomar essa decisão.

Por enquanto, a pressão popular tem sido muito forte e tem direcionado a Anatel a ficar com os consumidores contra as operadoras. Mas tome cuidado: esse cenário de instabilidade é perfeito para aplicar golpes na Internet. Não baixe nenhum aplicativo que prometa “te proteger contra as franquias”, ok?

Utilize o QRCODE para acessar essa página:

Relacionados

Novo Zelda é eleito o Jogo do Ano Novo Zelda é eleito o Jogo do Ano O novo game da Nintendo e do tão famoso herói Link também venceu nas categorias melhor direção de jogo e melhor game de ação/aventura. Confira a lista completa dos ganhadores!
Disney pode acabar comprando a Fox! Disney pode acabar comprando a Fox! Após comprar Lucasfilm, Disney pertente comprar a Fox por aproximadamente 60 bilhões de dólares.
Rivais de Mark Zuckerberg ficam bilionários com Bitcoin Rivais de Mark Zuckerberg ficam bilionários com Bitcoin Após terem alegado que o Facebook foi ideia deles, Cameron e Tyler Winklevoss ficam bilionários com investimento em Bitcoin.

Jogos veja mais

Baixar Dream Town Story Dream Town Story Construa sua própria cidade, faça com que sua pequena vila se torne uma bela e famosa metrópole, e garanta uma boa vida para todos os moradores.
Baixar Treasure Raiders: Zombie Crisis Treasure Raiders: Zombie Crisis Há antigos tesouros espalhados por todo o mundo, e você Caçador, precisa explorar diversas regiões em busca desses valiosos artefatos raros.
Baixar MARVEL Strike Force MARVEL Strike Force A Terra está sendo invadida, monte um esquadrão com heróis e vilões do universo Marvel, para impedir que nosso planeta seja tomado por Thanos.
Baixar State of Mind State of Mind Com suas memórias perdidas, você está preso entre uma realidade material distópica e um futuro virtual utópico à beira da existência pós-material.
Baixar InnerSpace InnerSpace Explore um universo repleto de planetas virados do avesso, em uma jornada pelo Inverso em busca de recuperar as últimas memórias do Arqueólogo.
Baixar Zombie Bloxx Zombie Bloxx Este é um pesadelo cheio de zumbis, e você precisa usar todos os seus recursos para eliminar esses blocos famintos por cérebros e sobreviver.
Comentários
Publicidade
TOP Baixados
Publicidade
Parceiros
  • Curiosidades
  • Tá na TV
Baixe Fácil © 2015/2017 - Downloads é no Baixe Fácil